Explosão médica: Cuiabá dobrou densidade de médicos em 13 anos

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Demografia Médica de MT: Proporção de Médicos em Cuiabá é Dobrada Comparada à Média da OCDE

 

 

O número de médicos em Mato Grosso aumentou em 135% nos últimos 13 anos, conforme revelado pela Demografia Médica 2024 do Conselho Federal de Medicina (CFM). Com um total de 8.807 profissionais, o estado viu sua densidade médica crescer de 1,23 para 2,33 médicos por cada grupo de mil pessoas nesse período.

 

Na capital, Cuiabá, essa densidade é ainda mais notável, com uma proporção de 6,16 médicos por mil habitantes, aproximadamente duas vezes superior à média da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que é de 3,7 médicos por mil habitantes. No interior, essa proporção é de 1,51 por mil habitantes.

 

Dos 8.807 profissionais, 4.721 são médicos e 4.086 são médicas, com uma média de idade de 42,53 anos e um tempo médio de formação de 15,68 anos. Mais da metade desses médicos possuem Registro de Qualificação de Especialidade Médica (RQE), enquanto outros não são especialistas.

 

Apesar do aumento quantitativo, o presidente do CRM-MT, Dr. Diogo Sampaio, alerta para a necessidade de priorizar a qualidade da assistência à saúde no estado, ressaltando que o crescimento expressivo no número de médicos pode representar desafios para o futuro.

 

A nível nacional, o Brasil conta com 575.930 médicos ativos, uma das maiores quantidades do mundo, resultando em uma proporção de aproximadamente 2,81 médicos por mil habitantes, a maior já registrada na história do país. Esse crescimento, impulsionado pela expansão do ensino médico e pela crescente demanda por serviços de saúde, representa um aumento absoluto de 444.652 médicos desde o início da década de 1990, superando em oito vezes o crescimento da população em geral no mesmo período.

Mais lidas

Fábrica Social doa 12 mil lençóis para Sec...
Veja as unidades do Sesc-DF que recebem do...
DPVAT: Mais um imposto sobre rodas
...