Bolsonaro agiu de forma “direta e relevante” para desinformar sobre urna eleitoral, diz PF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Rio de Janeiro - Distribuição das urnas eletrônicas do TRE para os locais de votação nas eleições municipais de 2020, no pólo eleitoral Jardim Botânico. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

 

A Polícia Federal (PF) informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o presidente Jair Bolsonaro (PL) teve atuação “direta e relevante” para gerar desinformação sobre o sistema eleitoral

 

Relatório encaminhado ao Supremo, no dia 13 de setembro, no âmbito do inquérito que apura fake news produzidas por divulgadas pelo presidente contra as urnas eletrônicas.

“Nesse aspecto específico, este inquérito permitiu identificar a atuação direta e relevante do Exmo. Sr. Presidente da República Jair Messias Bolsonaro na promoção da ação de desinformação, aderindo a um padrão de atuação já empregado por integrantes de governos de outros países”, informa o relatório.

De acordo com a delegada da PF, Denisse Ribeiro, que comanda o inquérito, Bolsonaro teria assimilado “um padrão de atuação já empregado por integrantes de governos de outros países”.

A delegada registra ainda que “convergem em apontar que houve vontade livre e consciente dos envolvidos em promover, apoiar ou subsidiar o processo de construção da narrativa baseada em premissas falsas ou em dados desconstextualizados, divulgada na live do dia 29 de julho de 2021” .

A PF aponta que a investigação tem como pano de fundo outras apurações as quais  mostram  que redes sociais usadas por apoiadores de Bolsonaro que desinformam os usuários da Internet com informações falsas.

Além disso, atacam veículos tradicionais de informação. Esse método também foi aplicado na campanha contra as urnas eletrônicas.

 

Mais lidas

Projeto Brilho do Sol – FEHSOLNA II ilumin...
IPVA 2024: Última semana para pagamento no DF
Andrea Bocelli ao vivo: Oferta exclusiva BRB
...