Senado: Uso de recursos para combater Covid-19 e penas mais dura para maus-tratos a animais aprovadas

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

O plenário virtual do Senado aprovou a ampliação de prazo para utilização dos recursos da União em ações contra Covid-19 e penas mais pesadas para mal tratos de animais.

O montante disponível poderá ser gerido por estados e municípios segundo o Projeto de Lei 4.078/2020. O prazo de liberação de recursos se estenderá até 31 de dezembro de 20201.

O relator é senador Otto Alencar (PSD-BA), o texto, além de ampliar o prazo para gastar o dinheiro, permite que os recursos sejam usados para qualquer finalidade.

Ele esclarece que normalmente, depois de devolvido à União, o saldo pode ser usado no ano seguinte para outros fins, mas, no ano em que foi repassado, só pode ser aplicado com o objetivo definido no repasse.

“O objetivo é preservar a execução de gastos de R$ 28 bilhões e R$ 61 milhões nas áreas da saúde e da assistência social, respectivamente. Trata-se tão somente de evitar que esses recursos sejam devolvidos ao governo federal enquanto persistir a pandemia provocada pela Covid-19, disse Alencar.

Além da facilitação para combate à Covid-19, o Senado aprovou a ampliação da pena prevista ao crime de maus-tratos aos animais quando se tratar de cão ou gato. O Projeto de Lei 1.095/2019 também prevê punição a estabelecimentos comerciais que facilitarem o crime. O texto vai a sanção presidencial.

Mais lidas

Bebês que apreciam o gosto azedo podem ter...
Ajuda às vítimas: Sesc-DF recebe 6 tonelad...
Fábrica Social doa 12 mil lençóis para Sec...
...