Fecomércio-DF: pesquisa aponta que 63,55% dos consumidores presentearão no Dia das Mães

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Pesquisa da Federação do Comércio do Distrito Federal do Distrito Federal (Fecomércio-DF) indica que 63,55% dos consumidores entrevistados irão presentear neste Dia das Mães. E a média do valor de cada presente não deverá superar R$ 114,96.

A Pesquisa de Expectativa de Compras e Vendas tem como principal objetivo
verificar a disposição dos consumidores quanto aos gastos com presentes, Além disso, sonda a expectativa de vendas dos comerciantes, para demonstrar o impacto deste
consumo sazonal na economia local, notadamente, no segmento do comércio de
bens, serviços e turismo do DF.

Segundo a Fecomércio-DF, o seu resultado é importante para subsidiar o empresariado local no planejamento de melhorias para os seus negócios e tomadas de decisões.

Nesta edição da pesquisa, foi perguntado aos consumidores sobre intenção de presentear; preferências de consumo; forma de pagamento; valor esperado de compra, entre outras. No tangente ao questionário aplicado aos lojistas, foram abordadas variáveis como: expectativa de vendas; ticket médio e estratégias de vendas, entre outras.

De acordo com o levantamento, os consumidores indicam que irão comprar, em média, 1,36 presentes nessa data comemorativa. Vale ressaltar que em 2018
(última pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio-DF), na mesma época, registrou-se
média de R$ 158,71, ou seja, houve neste ano, variação real de -27,56%, considerando a
inflação do período.

Ressalta-se que o ticket mediano pode trazer um valor mais preciso desse ticket esperado, medido no valor de R$ 100,00 para o Dia das Mães de 2021.

Dia mais usado para compras

O dia indicado como preferido para comprar foi o sábado (33,97%) e o horário preferido foi o turno da tarde (59,6%). Os produtos mais escolhidos para presentear são:

Roupas/Acessórios (32,40%)

Calçados/Acessórios (27,75%)

Cosméticos/Perfumes (17,52%)

 

Expectativa de vendas

A pesquisa também apontou que 55,47% dos entrevistados afirmaram que possuem expectativas de vendas  iguais ao que efetivamente venderam no Dia das Mães de 2020; 39,55% possuem expectativas positivas e 4,98% possuem expectativas negativas de vendas com relação ao ano passado, com um saldo médio de variação de +15,25%.

Quanto aos dias normais de vendas, 71,39% dos lojistas acreditam em vendas maiores, 27,61% em vendas iguais e 1% em vendas menores, com um saldo de variação média em +16,21%.

Já a venda média esperada para a data comemorativa de 2021 foi de R$ 189,78. Em 2018 (última pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio-DF) os entrevistados sinalizaram um valor de R$ 120,00, ou seja, variação real positiva de +37,98% em relação ao ano de 2018, considerando a inflação do período. O ticket mediano dos lojistas ficou em R$ 100,00.

A maioria dos lojistas (84,8%) sinalizou que irá manter os preços dos produtos em relação aos preços do ano passado.

O saldo da variação entre aqueles que irão alterar os preços é de +9,98%. As estratégias mais adotadas para atrair os clientes serão a Promoção (25,08%) e a Vitrine Temática (21,18%).

Clique aqui para visualizar Relatório Dia das Mães_21_IF

E aqui para ver o Infográfico Dia das Mães_21

 

Mais lidas

Brasília celebra 65 anos com shows, atraçõ...
Hugo Calderano é campeão mundial em campan...
Bolsonaro evolui bem, mas segue na UTI sem...
...