Sobrevoo pela capital: Experiência imersiva em Alto Paraíso de Goiás

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Divulgação

 

Aberta ao público a partir de 25 de março, a simulação de voo de asa delta usa a tecnologia para percorrer virtualmente alguns dos principais monumentos do Eixo Monumental. Nesta edição, projeto também terá uma exposição que aborda a beleza arquitetônica da capital federal

 

 

Imagine sobrevoar alguns dos principais pontos turísticos de Brasília de asa delta, mas sem sair do lugar, com auxílio da tecnologia. Esse é o intuito do projeto “Brasília VR – Sobrevoo pela Capital”, realizado pelo Instituto de Produção Socioeducativo e Cultural Brasileiro (IPCB), que chega à segunda edição em 25 de março, desta vez em Alto Paraíso de Goiás, na Praça do Centro de Atendimento ao Turista (CAT). O passeio ocorre por meio de um simulador de asa delta em realidade virtual (VR), proporcionando uma experiência imersiva única. Além da simulação, a iniciativa incluirá uma exposição fotográfica inspirada na beleza arquitetônica e cultural da capital brasileira, exibida em totens alimentados por energia solar.

 

Realizada com apoio da Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal e da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, a experiência vai promover e gerar fluxo turístico para Brasília a partir de um dos destinos mais requisitados nos arredores da cidade. Utilizando uma tecnologia inovadora com efeitos visuais e sonoros, a simulação de sobrevoo em asa delta dura três minutos, com narração em português e inglês, e atende a todos os públicos, especialmente os estudantes locais. A ideia é, por meio do entretenimento, também educar o público. A rota de voo abrange os principais pontos do Eixo Monumental, passando por monumentos como o Congresso Nacional, a Esplanada dos Ministérios, a Catedral, o Museu Nacional, a Torre de TV, o Estádio Nacional e o Memorial JK, entre outros.

 

“Vamos promover Brasília como um destino turístico e cultural, explorando a cidade de uma perspectiva única, vista de cima, destacando arquitetura, paisagem e beleza natural da nossa capital”, comenta Luciana Rodrigues, presidente do IPCB. A exposição fotográfica, como ela explica, tem o intuito de ampliar essa valorização do patrimônio arquitetônico e cultural brasiliense. “Exibiremos monumentos turísticos, espaços históricos e culturais, com uma proposta que se integra ao contexto local e também contribui para o desenvolvimento da região de Alto Paraíso de Goiás”, acrescenta.

 

O projeto “Brasília VR – Sobrevoo pela Capital” está alinhado com as iniciativas da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (RIDE-DF), abrangendo municípios de Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal. A realização em Alto Paraíso de Goiás visa promover e valorizar Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade e Cidade Criativa do Design, contribuindo para o desenvolvimento local, geração de emprego e renda, além de fortalecer as áreas de educação, cultura e turismo na região.

 

A imersão em realidade virtual começa em 25 de março e vai até 8 de maio, enquanto a exposição fotográfica vai de 28 de junho a 11 de agosto, com painéis de tecnologia sustentável visíveis durante todo o dia e a noite, alimentados por energia solar. Sucesso de público, a primeira edição da simulação de sobrevoo ocorreu no início de 2020, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Brasília), em parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (SETUR/DF) e o Banco do Brasil.

 

Sobre o IPCB

O Instituto de Produção Socioeducativo e Cultural Brasileiro (IPCB) é uma instituição do Terceiro Setor sem fins lucrativos, dedicada à promoção da cultura e educação no Brasil. Fundado em 1999, o IPCB realiza projetos, pesquisas, oficinas e eventos culturais para contribuir ativamente para o desenvolvimento cultural e socioeducativo do país.

 

Serviço:

Brasília VR – Sobrevoo pela Capital, 2ª edição
Local: Praça do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em Alto Paraíso de Goiás (GO)
Data: imersão em realidade virtual: 25 de março a 8 de maio, todos os dias, das 13h às 20h; exposição fotográfica: 28 de junho a 11 de agosto
Classificação indicativa: livre

Mais lidas

Brasília Vista Daqui: Coragem e lealdade n...
Presidente do BRB recebe Medalha do Mérito...
BRB busca parceiro para unidade de cartão
...