Brasília, a melhor cidade para contemplar o Pôr do Sol

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Agência Brasília

No podcast Brasília para Brasília deste sábado (27), você confere os melhores locais para contemplar o pôr do sol na capital

 

 

Inspiração para músicas, poemas e muitos retratos, não há quem não se apaixone pelo céu de Brasília e por seu entardecer. Seja da janela de casa, de dentro do carro voltando para casa ou em algum espaço público, a cada dia, brasilienses e visitantes são brindados com um belo pôr do sol. E esse será o tema do Brasília para Brasília deste sábado (27), que vai ao ar às 14 horas no canal @brasíliaparabrasília, a Rota Pôr do Sol.

 

Há mil metros de altitude em relação ao nível do mar e em meio ao Planalto Central, a capital do país encontra as características perfeitas para um espetáculo da natureza a cada entardecer. Mas dizem que é no outono e no inverno que ele mostra-se mais imponente. Com o fim do período chuvoso, e a somatória dos dias quentes e das noites frias, o horizonte avermelha-se ao entardecer, mesclando tonalidades de rosa, laranja, amarelo, azul e uma infinidade de tons que encantam as pessoas.

 

Mesmo acostumados, os brasilienses não se cansam de admirar e enchem os perfis das redes sociais com fotos do momento. Quem é de fora, bem depressa compreende os motivos que fazem com que o morador do quadradinho pare o carro, estenda uma canga ou cadeira de praia em pelo Eixo Monumental, e espere pela obra, por muitos, considerada Divina.

 

Seja próximo à Praça do Cruzeiro – ponto mais alto do Plano Piloto – na Torre de TV, no Parque da Cidade, na Ermida Dom Bosco, na Ponte JK ou no Pontão, lugares é o que não falta para se esbaldar com a beleza. Mas o espetáculo é democrático e pode ser visto de quase todos os lugares.

 

Fora do Plano Piloto, os parques ecológicos e urbanos, assim como as praças, estão sempre lotados por expectadores no período da seca. A Torre de TV Digital, o Morro da Capelinha e o Morro do Centenário – onde está localizada a Pedra Fundamental do DF – são outros pontos de observação.

 

No programa deste sábado, além e conhecer o melhor espaço para contemplar a despedida do astro-rei por mais um dia, o diretor do Planetário de Brasília vai conversar com o jornalista Marcelo Moura sobre os motivos que tornam o céu da capital tão especial. Você não pode perder.

Brasília para Brasília

Uma realização do Instituto Cultural Estrela Ela (ICEE), em parceria com a Secretaria de Turismo, o projeto tem como objetivo divulgar e incentivar o turismo no Distrito Federal, por meio de conversas com personalidades da cidade, que ajudaram ou ajudam a construir a história da capital do país.

 

Tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1987, pela das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a capital brasileira tornou-se mundialmente famosa por seu projeto urbanístico singular, assinado por Lúcio Costa, priorizando grandes áreas verdes, avenidas de fácil acesso e o convívio dos moradores nas unidades conhecidas como superquadras. Brasília também é referência em arquitetura, a partir dos traços de Oscar Niemeyer, considerado um dos maiores gênios da arquitetura mundial do século XX.

Mais lidas

Câmara aprova estado de calamidade no RS
MPF pede cassação de governador e outros p...
BRB lança campanha SOS Rio Grande do Sul
...