O diretor também estimula a capacitação dos servidores do órgão para adaptação às novas tecnologias
Por Larissa Azevedo*
Zélio Maia da Rocha assumiu o cargo de diretor do Departamento do Distrito Federal (Detran-DF) em março deste ano. O convite para a ocupação do posto foi feito pelo governador Ibaneis Rocha. O diretor iniciou sua gestão na fase inicial da pandemia e, a partir de então, segue trabalhando na promoção de uma transformação digital no departamento.
De acordo com Zélio, o Departamento de Trânsito pré-pandemia estava necessitando de aperfeiçoamentos urgentes. “Estamos em uma nova realidade. Em março, quando assumi, tínhamos um sistema absolutamente fragmentado e desestruturado, gerador de um serviço de baixa qualidade à população”, avalia.
Na fase inicial da pandemia, os serviços do Detran-DF foram interrompidos. No mês de junho, houve sua reabertura, juntamente com a implementação de vários sistemas, como o agendamento. Na visão do diretor, foi o meio mais viável para atendimento das demandas dos usuários.
Migração de serviços
O processo de migração dos serviços presenciais para o online já estava no planejamento do setor, afirma Zélio Maia. O contexto de interrupção de serviços provocado pela pandemia do novo Coronavírus possibilitou mais tranquilidade nos ajustes. “Fizemos a programação de forma tranquila, com checagem, testes e estudos”, acrescenta o diretor.
As primeiras demandas via agendamento incluíram a devolução de veículos apreendidos e a vistoria externa diretamente nas concessionárias. O Detran-DF está trabalhando sob três pilares: inovação, educação e humanização.
“A fomentação do ensino de boas práticas no trânsito proporcionam um processo educativo à sociedade, não somente a motoristas”, frisou Zélio Maia.
Zélio pondera que a inovação diz respeito à migração para a era da tecnologia. Já a educação, como forma de incentivo ao ensino das boas práticas no trânsito. Esses dois pilares, juntos, promovem a humanização, tendo em vista que a tecnologia trará mais qualidade de vida ao cidadão, que não precisará se deslocar até uma das unidades para solicitar um serviço nem enfrentar filas.
Transformação digital
No Detran-DF, houve a criação de uma cultura interna de valorização às demandas por agendamento. “Não existe mais o atendimento por senha. Esse formato foi substituído pelo agendamento, que garante ao cidadão mais tranquilidade e previsibilidade, porque não há mais filas de espera; tudo tem seu horário”, explica Zélio.
“A transformação digital exige um processo educativo. Temos feito várias campanhas para indicar as novas tecnologias a todos”, disse o diretor do Detran-DF.
Além das campanhas indicadoras dos avanços tecnológicos, o Detran também intensificou as ações em prol do ciclismo e da travessia nas faixas de pedestre.
Nova plataforma
Atualmente, o Departamento de Trânsito conta com duas plataformas digitais ativas: portal e aplicativo. Todos os serviços são lançados nos dois meios virtuais.
Para Zélio, o intuito da imersão no universo virtual é melhorar o dia a dia do cidadão, não apenas o do motorista, pois os processos são mais rápidos. Com apenas 2 ou 3 cliques, o serviço desejado pode ser executado. “Antes, o cidadão demorava quase o dia inteiro para resolver alguma demanda. Quando chegava à unidade do Detran, ainda enfrentava filas gigantescas”, complementa.
A segurança também foi uma das preocupações da corporação. Dessa forma, foi feito uma reestruturação de Tecnologia da Informação (TI), de modo a preservar os dados do cidadão e manter a confiabilidade do sistema. “Lançamos recentemente a auto identificação do cidadão pelo smartphone, em que é possível fazer a prova de vida”, salientou o diretor.
Placa Mercosul
Hoje, a placa vigente dos veículos é no padrão Mercosul. Uma das facilidades proporcionadas pela transformação digital foi a possibilidade da troca da placa diretamente pelo app. O cidadão entra no aplicativo, emite o boleto, faz o pagamento e, uma vez aprovado, basta escolher a empresa estampadora à qual deverá se dirigir para realizar a troca.
Capacitação dos servidores do Detran
Segundo Zélio Maia, boa parte do serviço prestado pelo Detran se manteve atrasado durante anos. Como um dos motivos, Maia ressalta a falta de treinamento da equipe interna, pois não havia a implementação de uma cultura organizacional.
Nesta nova fase, o diretor afirma que será planejado o remanejamento de servidores, incluindo a capacitação dos agentes.
“Vamos buscar a capacitação tecnológica dos servidores. Trata-se de um planejamento de médio a longo prazo. Esse processo vai promover mais qualidade de vida a todos. A sociedade e o corpo do Detran vão sair beneficiados.”

Em entrevista ao Tudo OK Notícias, o diretor relatou estar aprendendo e se dedicando bastante ao seu posto. “Quero deixar o legado de um Detran melhor para a sociedade e seus servidores, com processo organizacionais que possam ser conduzidos no futuro por outra gestão”, finaliza.
Quem é Zélio Maia?
Zélio Maia é um cidadão do interior da Paraíba. Já trabalhou em muitas áreas antes de ingressar no Direito.
Maia chegou a ministrar aulas para obter recursos para sua própria sobrevivência. Nesse período, descobriu o magistério e a advocacia, que, segundo ele, são suas grandes paixões.
Mediante concurso público, ingressou nos quadros da Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF). A partir de então, aprendeu a amar Brasília.
Em março deste ano, sentiu-se honrado ao ser convidado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, para ocupar o cargo de direção do Detran-DF.
*Estagiária sob supervisão de Simone Salles
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