Manifestação pró-democracia: Bolsonaro convoca

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Reprodução/Twitter)

 

Ex-presidente mobiliza apoiadores em evento no Rio de Janeiro, reforçando pedido por ausência de faixas e cartazes

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lançou um chamado para uma manifestação em defesa da democracia, afirmando que o Brasil está “perto de uma ditadura”. Em um vídeo divulgado nesta quinta-feira, 18, Bolsonaro pediu aos seus seguidores que participem do ato no Rio de Janeiro neste domingo, 21, e destacou a importância de não levarem faixas e cartazes, seguindo a mesma conduta adotada em evento anterior realizado em São Paulo, em fevereiro.

 

O evento na orla de Copacabana terá um novo elemento: as críticas do empresário Elon Musk ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro não fez menção direta ao relatório divulgado por deputados republicanos dos Estados Unidos sobre alegada censura do governo brasileiro em redes sociais, mas enfatizou a intenção de defender a liberdade de expressão.

 

“Vamos fazer o nosso ato pacífico, em defesa da democracia. Sem cartazes, sem qualquer faixa. Vamos lá, fazer essa manifestação que, novamente, servirá para uma fotografia para o mundo e nós discutirmos aí, realmente, o nosso Estado Democrático de Direito”, afirmou Bolsonaro em um vídeo publicado pelo pastor evangélico Silas Malafaia, um dos organizadores do protesto.

 

Esta é a segunda convocação de Bolsonaro para manifestações de rua desde que ele foi alvo de uma operação da Polícia Federal autorizada pelo STF, que investiga o suposto envolvimento dele e de aliados em uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

 

A presença no ato no Rio já foi confirmada por aliados políticos de Bolsonaro, incluindo parlamentares e governadores. Entre eles estão o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), e o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), pré-candidato à prefeitura da capital fluminense.

 

Membros do clã Bolsonaro também devem marcar presença, como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro e o vereador do Rio Carlos Bolsonaro, que recentemente se filiou ao partido do ex-presidente. Silas Malafaia, conhecido por seus ataques ao STF, também está programado para discursar no evento.

Mais lidas

Senac-DF: Educação e tecnologia para o futuro
Lula e Boulos: Polêmica eleitoral no 1º de...
Escândalo eleitoral em Alagoas: Abuso de p...
...