José Humberto destaca descentralização administrativa em entrevista coletiva virtual da ABBP

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

José Humberto Pires enfatiza a importância da gestão descentralizada e do apoio político para atender as demandas da população

 

A Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP) retomou seu projeto de entrevista coletiva virtual, conhecido como Sala de Imprensa ABBP. Na terça-feira, 23 de maio, às 19h, o secretário de Governo do Distrito Federal, José Humberto Pires, foi entrevistado pelos jornalistas e profissionais da mídia digital alternativa do DF. A entrevista foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da ABBP.

 

Durante a entrevista ao Tudo Ok Notícias, José Humberto Pires fez uma avaliação do Governo do Distrito Federal, abordando questões relacionadas à descentralização administrativa e à coordenação dos serviços públicos. Ele destacou que o modelo de gestão em Brasília combina características de um estado com as de um município, onde o governador é responsável por cuidar tanto das questões grandes quanto das pequenas. Segundo o secretário, a estratégia de governar é baseada nas decisões tomadas em termos de políticas públicas, mas também é avaliada de forma operacional e na perspectiva do cidadão. Ele ressaltou a importância de fortalecer constantemente a parte operacional e defendeu a descentralização dos serviços e decisões como forma de alcançar esse fortalecimento.

 

José Humberto também mencionou a atuação dos administradores regionais nomeados pelo governador, destacando que sua função é representar o governador nas diferentes cidades do Distrito Federal. Ele citou o Programa GDF Presente como um exemplo de sucesso, que consiste na criação de polos urbanos e rurais para atender prontamente as comunidades envolvidas. O programa busca descentralizar o atendimento e agilizar a resolução das demandas dos cidadãos.

 

Na transição de governo em 2018, o governador Ibaneis solicitou um fortalecimento das cidades, contrastando com a redução das administrações e secretarias ocorrida na gestão anterior. José Humberto enfatizou que o atual governo adotou uma abordagem mais horizontal e descentralizada, mencionando os desmembramentos das administrações de Arapoanga, em Planaltina, e de Água Quente do Recanto das Emas como exemplos desse processo. Ele informou que os administradores dessas duas regiões serão nomeados nos próximos dias.

 

O secretário ressaltou a importância do apoio da Câmara Legislativa do Distrito Federal, que aprova projetos e as contas do governo. Segundo ele, o apoio político é essencial para garantir a destinação de recursos significativos para a região. José Humberto destacou a necessidade de contar com o apoio dos parlamentares, especialmente aqueles com votações expressivas em suas regiões, para viabilizar a destinação de emendas parlamentares para investimentos locais, mesmo que nem sempre sejam bem-sucedidos.

 

A entrevista coletiva virtual da ABBP proporcionou um espaço para que o secretário de Governo do Distrito Federal pudesse expor suas opiniões e fazer um balanço das ações do governo. Essa iniciativa contribui para um maior diálogo entre os jornalistas e profissionais da mídia digital alternativa e as autoridades públicas, promovendo a transparência e a disseminação de informações relevantes para a sociedade.

Mais lidas

Preço de coordenador para OAB/DF dispara a...
Bruna Biancardi: Superando e Surpreendendo
Vice da CLDF destaca ações contra violênci...
...