GDF: Ações humanitárias para população em situação de rua

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Plano para a população em situação de rua conta com aval do MPDFT e inclui pernoite, hospital veterinário e trabalho em áreas de mendicância e ocupação irregulares. Foto: Renato Alves/Agência Brasília

 

Intensificação de projetos e ações impactantes no Distrito Federal

 

 

O Governo do Distrito Federal (GDF) merece reconhecimento por suas iniciativas dedicadas à redução da população em situação de rua e ao acolhimento desse segmento da sociedade. Recentemente, foram divulgadas várias ações em andamento e outras em fase de projeto, destacando-se a construção de um espaço para pernoite e um novo hospital veterinário.

 

Um plano abrangente está em estágio avançado de elaboração, aguardando apenas as sugestões do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT) antes de ser oficialmente anunciado até o final deste mês. Este projeto está em conformidade com as diretrizes do governo federal e já foi avaliado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

 

O GDF tem intensificado suas ações para atender à população em situação de rua, especialmente durante a pandemia de covid-19. No entanto, a criação de um plano formal se tornou necessária para garantir a eficácia das medidas adotadas, em conformidade com a legislação. O STF proibiu a remoção forçada de pessoas nessas condições e instou as autoridades locais a implementarem a Política Nacional para a População em Situação de Rua.

 

O governo está adotando uma abordagem abrangente, abordando não apenas questões imediatas, mas também implementando ações de médio e longo prazo em diversos eixos. Isso demonstra o compromisso do GDF em lidar com uma questão complexa que requer a colaboração de várias entidades governamentais e o apoio do Ministério Público.

Plano para a população em situação de rua conta com aval do MPDFT e inclui pernoite, hospital veterinário e trabalho em áreas de mendicância e ocupação irregulares. Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Além disso, o GDF está realizando ações práticas para lidar com as ocupações de rua, garantindo que haja comunicação prévia em todas as intervenções. Uma ação de zeladoria urbana está programada para esta sexta-feira (15), visando atender a 24 pessoas que estão em 19 barracas próximas ao Centro Pop Brasília.

 

O governo planeja abrir duas mil vagas para pernoite, proporcionando às pessoas em situação de rua um local seguro com refeições. Além disso, está em andamento o projeto de um hospital veterinário para acolher os animais de estimação dessas pessoas, reconhecendo a importância desses companheiros em suas vidas.

 

Essas iniciativas refletem um compromisso sério do GDF em abordar de forma abrangente e humanitária as questões relacionadas à população em situação de rua, estabelecendo um exemplo inspirador para outras jurisdições enfrentarem desafios semelhantes.

 

 

Com informações Agência Brasília

Mais lidas

Brasília solidária: 100 toneladas para o Sul
Ataque a William Bonner: Globo reforça seg...
Impactos sociais e econômicos em debate
...