Francisco Pinheiro Rocha: legado imortal na medicina

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto; Tudo Ok Notícias

Médico de 95 anos sofreu um acidente doméstico e faleceu no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília

 

 

Morreu na noite deste sábado (29), aos 95 anos, o renomado médico Francisco Pinheiro Rocha, reconhecido nacionalmente por ter operado o ex-presidente Tancredo Neves no Hospital de Base de Brasília.

Segundo familiares, Pinheiro Rocha sofreu um acidente doméstico na quarta-feira (26). Ele foi socorrido e internado no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, mas não resistiu.

Figura central na saúde pública do Distrito Federal, Pinheiro Rocha teve papel decisivo na consolidação do Hospital de Base como referência em cirurgias de alta complexidade. Além disso, atuou como secretário de saúde e foi responsável pela criação do Código Sanitário do DF. Em nota, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) lamentou sua morte, destacando sua dedicação à medicina e seu impacto na formação de novos profissionais. “Um verdadeiro ícone da medicina e um exemplo de dedicação e amor à profissão. Sua contribuição inestimável à saúde pública e seu legado na formação de novos profissionais deixarão uma marca indelével em nossa comunidade”, afirmou a pasta (leia a íntegra abaixo).

Nascido na Paraíba, em 1929, Pinheiro Rocha graduou-se em medicina em 1955 pela Universidade Federal de Pernambuco. Especializou-se em cancerologia, cirurgia-geral e gastroenterologia. Além de sua atuação clínica, contribuiu para a criação de entidades médicas e formou dezenas de cirurgiões ao longo de sua carreira.

O sepultamento será realizado na terça-feira (1º), em Brasília.

 

“É com profundo pesar que a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) recebe a notícia do falecimento do Dr. Francisco Pinheiro Rocha, um verdadeiro ícone da medicina e um exemplo de dedicação e amor à profissão. Sua contribuição inestimável à saúde pública e seu legado na formação de novos profissionais deixarão uma marca indelével em nossa comunidade.

Líder exemplar, doutor Pinheiro contribuiu para a criação da residência médica em Brasília, a formação de cirurgiões de alta competência pelo Brasil e a construção de hospitais durante sua gestão como secretário de Saúde do DF.

Leia também…

Dr. Pinheiro, ‘O Pelé da Medicina’

Mais lidas

A mentira existe todos os dias
Assessores de Janja ganham R$18 mil em diá...
Zema recua e descarta aumento do ICMS sobr...
...