Educação Inclusiva em tempos de pandemia será tema de webinar

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

O evento on-line terá intérprete de Libras durante toda a transmissão na próxima segunda-feira (8) a partir das 18h.

 

Um mundo mais inclusivo tem parada obrigatória na Educação. Neste momento de pandemia, em que o ensino está se adaptando aos meios digitais para realizar suas atividades devido aos impactos da Covid-19, existe um público que precisa de atenção redobrada, como alunos com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento ou transtorno do espectro autista e com altas habilidades ou superdotação. Diante de suas limitações e peculiaridades, esses estudantes precisam de ações específicas para que seu processo educacional possa ser mantido neste cenário de isolamento social na educação remota.

Este será o tema da quinta edição do Webinar da Coalizão Parlamentar pela Educação. O evento acontece na próxima segunda-feira (8), às 18h e será transmitido ao vivo, no Facebook. Além do mediador da atividade, o Deputado Federal Eduardo Bismarck (PDT-CE), a Coalizão é formada pelos deputados federais Tabata Amaral (PDT-SP), Felipe Rigoni (PSB-ES), João Campos (PSB-PE), Luísa Canziani (PTB-PR), Professor Israel (PV-DF), Tiago Mitraud (NOVO-MG) e Aliel Machado (PSB-PR). Pela segunda vez na dinâmica do evento, a transmissão ao vivo terá intérprete de Libras, para que pessoas com deficiência auditiva possam acompanhar o webinar.

Os convidados desta edição são três especialistas no assunto: o Doutor em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Douglas Ferrari; Cinthya Mascena, que atua na assessora de Educação Especial da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo e na formação continuada de professores; e a Supervisora do Serviço de Educação do Instituto Jô Clemente – Antiga APAE de São Paulo, Roseli Olher. Confira o perfil completo de cada um dos convidados:

Douglas Ferrari: Doutor em educação no Programa de Pós-graduação em Educação pela Ufes. Possui graduação em pedagogia (2017) pela Uniube e em história (2003) pela Ufes, especialização (2004) e mestrado (2007) em História pela Ufes. Foi professor da Prefeitura Municipal de Vila Velha de 2004 a 2017. É professor adjunto do Departamento de Educação, Política e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação-CE/PPGMPE/Ufes, do Programa de Pós-graduação em Educação-CE/PPGE/Ufes e foi coordenador do Núcleo de Acessibilidade da Ufes (NAUFES) (2017-2019).

Cinthya Mascena: Possui graduação em Pedagogia pela UEMG, formação em Psicanálise Clínica, especialização em Atendimento Educacional Especializado para a Deficiência Intelectual e é Mestre em Educação pela Ufes. É membro do Fórum Permanente de Educação Inclusiva, do Comitê de Educação do Vitória Down e está ligada a coletivos que atuam na defesa do direito à educação, sobretudo dos estudantes público da educação especial. Atua na Assessoria de Educação Especial da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo e na formação continuada de professores. Por fim, mas não menos importante, é mãe do Antônio, um bebê que tem um ano de idade e Trissomia do 21.

Roseli Olher: Graduada em Pedagogia (1986) pela Universidade de Mogi das Cruzes, Pós graduada em educação especial (1989) pela Universidade São Judas Tadeu, pós graduada em psicopedagogia clínica e institucional (2020) pela UNINTER, especialista em Atendimento Educacional Especializado desde (2012- 2020). É Supervisora do Serviço de Educação do Instituto Jô Clemente – antiga APAE de São Paulo (2018- 2020).

Para participar deste webinar, basta fazer sua inscrição pelo link: https://bit.ly/WebinarEducacaoInclusiva_.

Mais lidas

Brasília solidária: 100 toneladas para o Sul
Ataque a William Bonner: Globo reforça seg...
Impactos sociais e econômicos em debate
...