Detran-DF: Revitalizando faixa de pedestres para salvar vidas

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Prioridade e segurança no trânsito do Distrito Federal

 

 

A revitalização das faixas de pedestres é uma prioridade do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), não apenas por ser um símbolo da capital do Brasil, mas também por ser um instrumento vital para salvar vidas. Desde o início do ano, o Detran-DF tem avançado significativamente na prestação desse serviço, mesmo enfrentando desafios meteorológicos, conseguindo revitalizar dezenas de faixas de pedestres diariamente.

 

Atualmente, o Distrito Federal conta com 4.471 faixas de pedestres. De acordo com o mapeamento realizado pela Engenharia de Trânsito do Detran, a maioria delas está bem visível e conservada, mas algumas necessitam de revitalização. Mesmo com o retorno do período escolar, o Governo do Distrito Federal, por meio do Detran-DF, tem dado prioridade ao serviço de pintura das faixas de pedestres.

Desde o início deste ano, 1.500 faixas foram renovadas no DF, dando prioridade às próximas de escolas | Fotos: Divulgação/Detran-DF

“Estamos atentos aos pontos mais críticos, mas priorizando as faixas próximas às escolas. É fundamental que a sinalização esteja perfeita para proporcionar mais segurança no trânsito para todos”, destacou o diretor-geral do Detran-DF, Takane do Nascimento.

 

A diretora de Engenharia de Trânsito do Detran-DF, Marlúcia Lima Camello, revelou que as equipes estão nas ruas diariamente, mas que a conclusão dos serviços depende das condições climáticas. “Para realizar o serviço, é necessário que o asfalto esteja seco. Portanto, embora tenhamos todas as condições para atender à demanda, quando chove, precisamos dar uma pausa e aguardar o momento ideal, com condições técnicas adequadas para obter a adesão ideal do produto”, explicou.

 

Respeitar a faixa de pedestres é crucial. Em 1º de abril, comemoramos seus 27 anos incentivando o respeito a esse importante instrumento de segurança. Os dados mostram uma queda significativa de 66% no número de mortes de pedestres em faixas não semafóricas em 2023, em comparação com o ano anterior: dois e seis óbitos, respectivamente. Esses números revelam uma maior conscientização tanto por parte dos pedestres quanto dos motoristas em relação à faixa de pedestres.

 

 

O Detran-DF realiza diariamente ações educativas de trânsito, enfatizando o uso correto da faixa de pedestres. Blitzes educativas, palestras, teatro, música e materiais educativos destacam a importância desse elemento, mesmo quando o tema é álcool ao volante.

Mais lidas

Estudantes podem se inscrever no Prêmio FA...
Atualizações das Orientações Pedagógicas d...
Brazlândia em festa: Fecomércio Mais Perto...
...