Detran-DF promove ações educativas para segurança nas ruas

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Detran-DF

 

Celebrando o Dia Mundial do Ciclista em Brasília

 

No último dia 15 de abril, em homenagem ao Dia Mundial do Ciclista, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) organizou uma blitz educativa em frente ao estacionamento do Complexo Ibero-americano. O objetivo principal foi sensibilizar não apenas os motoristas, mas toda a comunidade sobre a importância de respeitar não apenas as leis de trânsito, mas também a vida daqueles que usam a bicicleta como meio de transporte ou lazer na capital.

 

Durante o evento, os educadores de trânsito do Detran-DF interagiram com motoristas e ciclistas, distribuindo materiais educativos. A participação dos ciclistas do Japa da Bike agregou ainda mais valor à iniciativa, reforçando a necessidade crucial da conscientização. Wesley Sousa, um dos ciclistas presentes, compartilhou sua experiência diária pedalando de Taguatinga para o Plano Piloto, expressando apoio à iniciativa do Detran: “Quanto mais os motoristas respeitarem os ciclistas, menos acidentes teremos e mais harmonia no trânsito.”

 

Júlio Cesar Delia Rieder, conhecido como Japa da Bike e presidente da Federação Metropolitana de Ciclistas do Distrito Federal, enfatizou a importância da campanha para a comunidade ciclística: “Essa é uma campanha crucial para o ciclismo de Brasília, não apenas para a mobilidade urbana, mas para promover a segurança dos ciclistas, mostrando aos motoristas como agir para protegê-los. Por trás de cada bicicleta, há uma vida.”

 

Para Paula Nunan, diretora de Educação de Trânsito do Detran-DF, a relevância do Dia Mundial do Ciclista transcende uma data específica: “O ciclista mereceu destaque com esta ação especial, mas é fundamental lembrar que o Detran mantém iniciativas para esse público em nossas palestras e projetos diários. A bicicleta é um veículo como qualquer outro nas vias, e é crucial que as regras e leis sejam respeitadas, lembrando sempre que o maior deve proteger o menor no trânsito.”

 

Além dessas ações pontuais, o Detran-DF realiza o projeto Bike em Dia, uma campanha educativa semanal voltada para os ciclistas, com foco na conscientização para uma circulação mais segura nas vias, visando prevenir acidentes. O próximo evento do Bike em Dia está agendado para terça-feira (16), na ciclovia Estrutural (Jóquei), das 5h30 às 8h.

 

O compromisso do Detran-DF com a segurança dos ciclistas se estende também ao Brasília Bike Camp, que ocorrerá nos dias 20 e 21 na Torre de TV Digital, das 9h às 15h, com diversas ações educativas para a comunidade ciclística da capital.

Mais lidas

Maitê Oliveira: A jovem que sonha em repre...
Tendas de acolhimento contra dengue: Mais ...
Desafios e inovações: Debate Tecnológico n...
...