Governador Romeu Zema critica Lula, acusa governo de repetir erros do PT e alerta para nova crise econômica
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo-MG), voltou a atacar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na manhã desta quinta-feira (13), em um vídeo publicado nas redes sociais. Na gravação, Zema classificou o governo petista como “desconectado da realidade” e traçou paralelos entre a atual gestão e a crise econômica que atingiu o Brasil nos anos de 2015 e 2016, sob o comando da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
“Eu estive com o presidente Lula ontem e fiquei assustado. Parece que ele está em modo avião, desconectado da realidade. Ele veio aqui em Minas para se posar como pai dos pobres e dizer que só ele e Getúlio (Vargas) trabalharam pelos mais necessitados. Esse filme nós brasileiros já vimos e não gostamos”, criticou o governador.
Críticas à gestão petista
Ao mencionar os impactos da crise fiscal enfrentada pelo Brasil entre 2015 e 2016, Zema reforçou sua insatisfação com o histórico do PT no poder. “Esse presidente em modo avião talvez seja o motivo de ele não se lembrar do desastre que foi o governo do PT para o Brasil nesses anos. Um governo que provocou a maior recessão da história, que arruinou a vida de muita gente e levou três milhões de brasileiros ao desemprego”, afirmou.
O governador mineiro também acusou a atual gestão de repetir os erros do passado. “O governo Lula está seguindo os mesmos passos da crise do governo Dilma: gastança, irresponsabilidade fiscal e uma economia inflada com anabolizantes. Já sabemos onde isso vai dar”, concluiu Zema.
A declaração do governador reflete um embate político recorrente entre o Novo e o PT, com críticas diretas à condução econômica do governo federal e ao modelo de gestão adotado por Lula. O posicionamento de Zema também sugere um alinhamento com setores que defendem maior rigor fiscal e redução de gastos públicos, em contraposição à política econômica expansionista defendida pelo petista.