Zema intensifica críticas a Lula com metáfora irônica sobre economia e banana
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), voltou a criticar abertamente a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), agora usando uma metáfora com banana para apontar falhas econômicas. Em um vídeo publicado na quinta-feira (13/2), Zema comentou a repercussão da imagem em que aparece comendo uma banana com casca para “economizar”.
“Teve gente que ficou incomodada porque eu comi banana com casca. Que fique! Hoje estou aqui aprendendo algumas receitas para não desperdiçar e aproveitar a casca da banana”, ironizou o governador, visivelmente alfinetando o governo federal.
A fala ganhou ainda mais teor crítico com uma metáfora sobre “escorregar” em cascas deixadas pelo governo. “Sabe quando você escorrega na casca e não sabe de onde ela veio? É isso que o governo do PT está fazendo e todos nós estamos caindo. O preço da comida só sobe e o presidente vem falar para gente parar de comprar. Vê se tem cabimento uma coisa dessa.”
Pré-candidato à Presidência, Zema tem se destacado pela intensificação das críticas públicas à gestão de Lula, frequentemente usando o tom irônico para mobilizar sua base política e evidenciar o que considera “erros” na condução da economia. O governador mineiro parece apostar em metáforas e provocações como estratégia para seu crescimento político em âmbito nacional.