O diretor-geral do Detran-DF, o advogado e procurador do Estado, Zélio Maia Rocha, concedeu entrevista para a Associação de Blogueiros do Distrito Federal e Entorno (ABBP), nesta quinta-feira (14), esclareceu muitas dúvidas, tais como o combate a irregularidades, anseio antigo dos cidadãos. Outra necessidade emergencial diz respeito ao atendimento ao público, o uso de internet para eliminar filas nas questões administrativas, como agendamentos para retirar veículos apreendidos. Rocha comanda o Detran-DF, que tem como missão profícua administrar cerca de 3 milhões de pessoas. Para ele, a vida é feita de desafios.
Rocha contou que assumiu há pouco mais de dois meses a gestão, num momento em que o Detran estava com frequência nas mídias foco de notícias desgastantes para o órgão. Principalmente, era abordada a demora no atendimento ao público.
A missão de Rocha foi, especificamente, dar uma reorganizada no órgão. Para tanto, definiu ações administrativas, renovações tecnológicas, reestruturando e “dando uma nova cara ao Detran-DF”.
“O desafio é muito grande, mas a vida é feita de desafios. Estamos aqui para tentar, trazendo experiência que nós temos na nossa vida profissional. Tanto como advogado que eu era, na qualidade de de procurador licenciado. Juntar essas experiências e quem sabe contribuir não só para o Detran-DF restrito ao órgão, mas para toda a sociedade brasilense.
Segundo Rocha, o Detran-DF tem como responsabilidade gerir a interface com 3 milhões de pessoas.
“Não podemos perder de vista que, conhecendo como eu conheço o Detran-DF há dois meses, um dos órgãos importantes até porque não seria por menos, porque o Detran-DF tem a função de administrar 3 milhões de pessoas do Distrito Federal.”
Na visão de Rocha, quando se fala de departamento de trânsito se pensa em veículos, mas não é bem assim. Administra-se as vidas, a situação das pessoas seja uma criança, um adolescente, um adulto, o idoso, o pedestre, o ciclista e o condutor de veículos motorizados.
“Todos eles passam por um olhar do órgão. E por isso o desafio é muito grande e estamos aqui para trabalhar e, obviamente, com o auxílio de todos e todas, especialmente, a imprensa que dá esse espaço para que possamos esclarecer fatos, trazer ideias”, destacou Rocha.
Irregularidades
Tudo OK Notícias quis saber do diretor do Detran-DF, sobre qual será a forma de combate às irregularidades que vêm ocorrendo ao longo do tempo, principalmente, dos anos anteriores. Questionado se já houve um levantamento das irregularidades, quais identificadas e as medidas da direção do órgão.
O diretor informou que quando foi convidado pelo governador Ibaneis Rocha, foi delegada a ele a missão é acabar com as irregularidades dentro do Detran-DF e reorganizá-lo com a finalidade de atender bem o cidadão.
Em relação ao atendimento, Rocha ressaltou que haverá em breve novidades e será divulgado no momento oportuno. Já, no tocante às irregularidades. O nosso objetivo é eliminar dentro do maior índice possível qualquer irregularidade. “É um órgão que por gerar uma receita tão elevada levantou o olhar para aqueles que não têm boas intenções com o dinheiro público. Estamos, sim, já fazendo algumas coisas.”
Segundo Rocha, é realizado “pente fino” em diversos contratos que já estão em execução. Ele citou dois exemplos. Um contrato de aluguel que o Detran-DF tinha com um imóvel, que na denominado Copol Leste em Sobradinho.
“Lá, tínhamos um aluguel de R$ 30 mil por mês. Quando eu vi aquilo quando fui fazer o primeiro pagamento eu disse: ‘Isso aqui está errado.’ No segundo pagamento eu chamei a empresa para negociar e nós reduzimos para R$ 22 mil”, disse o diretor, acrescentando que preservar dinheiro público é preservar o dinheiro do bolso dos cidadãos.
O outro caso de contenção de gastos foi verificado um pagamento de contrato de informática. “Negociamos o contrato de R$ 600 mil e reduzimos em 25%. Isto já está definido na negociação que eu empreendi esta semana. Por coincidência, concluída ontem.”
Vícios serão corrigidos
Então, Rocha continuou: “Aí, você vai me perguntar: ’Isso é por má-fé, por omissão?’. Eu, sinceramente, não quis discutir isso, porque sai de algumas esferas. Não podemos acusar ninguém, sem ter a devida comprovação. Mas uma coisa é certa. Há vícios. E esses vícios devem ser corrigidos? Muitas vezes é vício de ações administrativas que não faz uma fiscalização mais apurada.”
Em seguida, o diretor afirmou que convocou todos os executores de contrato e, pessoalmente, dando orientações garantiu que está tomando medidas administrativas no sentido de acompanhar e orientar todos envolvidos na execução de contratos. “Eu como procurador de Estado e advogado, que tem alguma experiência nessa área de licitação, é um assunto que eu pessoalmente faço essa fiscalização.”
Ele conta que toda a fatura que chega em suas mãos é liquidada e efetuados os pagamentos. “Eu faço com olhar como advogado, como procurador e não raro encontramos pontos de discórdia e nesses casos chamo a empresa e fazemos a negociação”, enfatizou
“Repito que estou fazendo isso na medida que chegam às minhas mãos faturas de pagamento. E, paralelamente, estamos fazendo levantamentos específicos nas diversas diretorias e vamos chamar para negociar todas as empresas que nós encontrarmos nos contratos algum indício de pagamentos de que nós julguemos indevidos.”
Atendimento ao público
O Detran-DF é um prestador de serviço e o atendimento deve ser do mesmo nível no qual se verifica em uma loja. Ele argumentou que como o contribuinte paga impostos, ou seja, o cidadão paga antecipadamente. O diretor-geral afirmou que tem buscado tomar providências para que tenhamos um atendimento adequado.
Ele frisou que a diretoria de Tecnologia descobriu que havia diversos softwares, sistemas desconectados. Daí a queda do sistema com frequência no momento do atendimento. Foi organizada a informática e o atendimento foi melhorado. O sistema parou de cair.
Rocha divulgou que haverá uma ampla campanha para o usuário que vários serviços que fazia de forma presencial, não será necessário se dirigir ou balcão. “Ele pode fazer isso diretamente pelo portal.” É possível fazer via portal do Detran-DF fazer pelo menos cinco serviços. “O modelo desenvolvido é para a pandemia de Covid-19 e pós-pandemia”, esclareceu.
Uma novidade informada por Rocha é que a partir do dia 18, os proprietários de veículos apreendidos e, atualmente, estacionados no pátio do Detran-DF, próximo ao autódromo, poderão via portal agendar a ida ao local para regularizar a situação, por no máximo trinta minutos presencialmente. Quando, anteriormente, ele gastava de duas a três horas presente no guichê.
Ao acessar o portal do Detran-DF verifica o local em que está o seu veículo apreendido. Lá terá um link e será iniciado o processo de recuperação do veículo por meio de um e-mail. Aquela comunicação que ele fazia olho no olho do atendente, agora será feito via e-mail.
“Quando estiver tudo pronto, ele vai ao local, no caso, o depósito, apenas para a retirada do veículo. A programação é a cada trinta minutos. Haverá a conferência da documentação que ele começou via e-mail e a devolução do seu veículo.”
“Estamos muito preocupados com o atendimento, porque não é justo o cidadão que paga pelo serviço não receba esse serviço na qualidade que deveria”, complementou Rocha.