Carla Zambelli rebate Bolsonaro após culpa pela derrota em 2022; STF avança em condenação
A deputada federal Carla Zambelli (PL) criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) após ele atribuir a ela a derrota nas eleições de 2022. A declaração do ex-presidente foi feita na segunda-feira (24), no podcast Inteligência Ltda, onde afirmou que a ação de Zambelli armada nas ruas de São Paulo influenciou eleitores a anularem o voto.
“Não acho justa [a acusação]. Sempre o defendi, estou com depressão, sendo julgada, e no pior momento ele falar dessa forma é trazer muito peso para as minhas costas”, desabafou Zambelli ao g1.
Nesta terça-feira (25), o STF formou maioria pela condenação da deputada por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal, com pena de cinco anos e três meses de prisão. O ministro Kassio Nunes Marques pediu vista, suspendendo o julgamento, mas o voto antecipado de Dias Toffoli manteve a contagem em 6 a 0 até o momento.
Zambelli responde pelo episódio de 2022, quando sacou uma arma e perseguiu o jornalista Luan Araújo após uma discussão em São Paulo, na véspera do segundo turno das eleições presidenciais. O caso foi gravado por transeuntes e se tornou peça central do julgamento no STF.