Por Simone Salles
A cidade do Rio de Janeiro recebeu nesta semana a primeira edição não européia da conferência global Web Summit, evento de tecnologia que promove as mais atuais discussões sobre inteligência artificial e redes sociais associados a diferentes temas, como saúde, mudanças climáticas e mercado financeiro, entre outros.
Durante quatro dias, a sede oficial do Web Summit Rio 2023, o Riocentro, reuniu empresas e líderes da indústria global tecnológica. A organização do evento ressaltou que a ideia de criar edições fora da Europa teve como principal objetivo apresentar as principais novidades da indústria de tecnologia de forma mais regionalizada.
Segundo o Wall Street Journal, o Web Summit injetou mais de 200 milhões de euros na economia portuguesa durante a semana do evento no seu primeiro ano. Entre as empresas que passaram a apostar na edição de Portugal estão: Mercedes-Benz, BMW, Google, Cisco, Nokia, Revolut, Uber e Pipedrive. Quanto às empresas parceiras do Web Summit Rio 2023, já há grandes nomes também, como Porsche, Stripe, Intercom, Amazon e Google.
Entre os convidados para falar no Web Summit Rio estão nomes conhecidos como a ex-analista militar americana Chelsea Manning, que havia transmitido documentos confidenciais ao WikiLeaks em 2010, Meredith Whittaker, presidente da rede social Signal, Ayo Tometi, cofundador da Movimento Black Lives Matter, Amrapali Gan, CEO do OnlyFans, e a chefe global do Airbnb, Catherine Powell.
Um dos temas em destaque foi o uso de soluções tecnológicas como inteligência artificial, machine learning, cloud computing, SaaS e interoperabilidade cada vez mais associados ao bem-estar e à saúde como um todo. A digitalização do setor está cada vez mais presente, auxiliando médicos, pacientes e instituições, com o acompanhamento de pacientes à distância, a consulta de exames via aplicativos, a emissão de receitas digitais, de forma que o usuário pode acessá-la diretamente no celular, no momento da compra do medicamento.
Outro tema recorrente, a Inteligência Artificial, foi analisada como ferramenta de aumento de eficiência. Os exemplos incluem desde a transcrição de texto, usada por profissionais de imprensa, às transações bancárias por aplicativo. A tecnologia empoderou as pessoas a tomarem suas próprias decisões e o atendimento passou a ser cada vez mais personalizado.
Criado em 2009, as primeiras edições do Web Summit ocorreram em Dublin. Desde 2016, realiza-se em Lisboa todos os meses de novembro. A edição brasileira, que não substitui a portuguesa, será realizada no Rio pelo menos até 2028. Apelidada de “Davos dos geeks”, a conferência recebeu cerca de 20 mil participantes e 300 palestrantes. Ao reunir startups e investidores, o summit é uma oportunidade para empreendedores brasileiros mostrarem o potencial de suas ideias. Não é à toa que existe a previsão de movimentar mais de R$1 bilhão para a economia.