Volume de serviços no DF cai em maio, mas cresce no ano

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Volume de serviços no DF cai 2,1% em maio, mas cresce 3,9% no acumulado do ano, segundo IBGE

 

A Pesquisa Mensal de Serviços do Distrito Federal (PMS-DF), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou uma queda de 2,1% no volume de serviços em maio em comparação com o mês anterior. No entanto, o índice apresenta um crescimento de 1,0% em relação ao mesmo mês de 2023 e um aumento acumulado de 3,9% no ano (de janeiro a maio). Nos últimos doze meses até maio, o crescimento é de 4,2%.

 

A retração de maio foi influenciada negativamente por dois dos cinco grupos de atividades pesquisadas: transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-8,3%), que voltou a cair após uma alta no mês anterior, e serviços de informação e comunicação (-1,3%), que interrompeu uma sequência de quatro meses de alta.

 

Por outro lado, alguns segmentos mostraram resultados positivos. Serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram um crescimento de 10,4%, marcando o segundo mês consecutivo de alta. Outros serviços cresceram 3,6%, mantendo a tendência de alta desde outubro de 2023. Serviços prestados às famílias também apresentaram um aumento de 3,6%, após duas retrações consecutivas.

 

No setor de atividades turísticas, o DF registrou um recuo de 2,2% em maio em comparação com o mês anterior. Em nível nacional, o turismo teve uma retração de 0,2%. O cenário geral mostra uma expansão de 3,2% no turismo, com o Espírito Santo liderando o crescimento e o Rio Grande do Sul apresentando uma queda de 32,3%. No acumulado do ano, o setor de turismo teve três meses de expansão (2,8% em janeiro; 0,4% em fevereiro; e 5,4% em abril) e dois meses de retração (-4,0% em março; e -2,1% em maio).

 

Nacionalmente, houve três meses de expansão (0,7% em janeiro; 0,4% em março; e 0,5% em abril), um mês de retração (-0,9% em fevereiro) e estabilidade em maio (0,0%).

Mais lidas

Brasília celebra 65 anos com shows, atraçõ...
Hugo Calderano é campeão mundial em campan...
Bolsonaro evolui bem, mas segue na UTI sem...
...