Tertuliana Lustosa causa controvérsia ao realizar performance com conotação sexual durante seminário na UFMA, gerando debates sobre os limites da expressão acadêmica
Durante um seminário realizado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a palestrante Tertuliana Lustosa causou controvérsia ao mostrar as nádegas em público, além de interpretar uma música de teor sexual intitulada “Educando com o C”. A canção faz parte do repertório da banda “A Travestis”, da qual Lustosa é integrante.
Nas redes sociais, a palestrante defendeu sua apresentação:
“Convido vocês a conhecer a minha pesquisa: Educando com o C… e entender que a universidade é sim lugar de múltiplas formas de conhecimento, inclusive do proibidão. Obrigada @gaepufma pelo convite”.
A UFMA foi procurada pelo Diário do Poder para comentar o ocorrido e, até o momento, não se pronunciou oficialmente sobre o caso.
Essa não foi a primeira vez que Lustosa realizou uma performance com conotação sexual em uma universidade. Em 5 de maio de 2023, ela fez uma apresentação semelhante na Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde também é mestranda.
Na ocasião, a performance gerou repercussão nas redes sociais, e Lustosa se manifestou utilizando linguagem neutra:
“Minha aula ‘Educando com um C’ foi um sucesso. Educação é corpo, prazer, transcendência. O koo educou e muito, e esse encontro só reforçou a importância de quebrar tabus na universidade. A mídia distorceu tudo e debocharam do nosso evento, mas ele aconteceu e foi lindo. Obrigada a todes que estavam lá”, declarou.
A polêmica levanta debates sobre os limites da expressão artística e acadêmica no ambiente universitário.
Palestrante canta funk e mostra bunda na UFMA, ‘educando com o c*’https://t.co/l2jTbPBLPu pic.twitter.com/dlvW0zaxhj
— Diário do Poder (@diariodopoder) October 17, 2024