Presidente Argentino e Papa Francisco rompem barreiras após troca de insultos
O presidente da Argentina, Javier Milei, protagonizou um momento inusitado neste domingo ao ser calorosamente recebido pelo Papa Francisco, no Vaticano. O encontro ocorreu durante a cerimônia de canonização de Maria Antónia de Paz y Figueroa, conhecida como “Mama Antula”, a primeira santa da Argentina.
Apesar dos xingamentos ásperos dirigidos ao líder da Igreja Católica durante sua campanha eleitoral em 2023, Milei foi recebido com simpatia pelo Papa, que fez questão de cumprimentá-lo pessoalmente. O gesto foi marcado por um abraço entre os dois compatriotas na Basílica de São Pedro.
Embora a conversa deste domingo tenha sido breve, está previsto um encontro mais detalhado em uma audiência privada marcada para segunda-feira. Este evento oferecerá a oportunidade de um diálogo mais aprofundado entre Milei e Francisco.
O Papa, que anteriormente ignorou os insultos proferidos por Milei, expressou em entrevista sua prioridade em analisar as ações dos políticos no exercício de seus cargos, deixando de lado as disputas eleitorais.
Além disso, especula-se que Milei aproveitará o encontro para reforçar o convite ao Papa para visitar a Argentina, sua terra natal. Francisco, ex-arcebispo de Buenos Aires, não retorna ao país desde que assumiu o papado em 2013, causando insatisfação entre alguns de seus compatriotas. No entanto, há expectativas de que ele realize uma visita ao país ainda neste ano.
Primer encuentro del Presidente Javier Milei con el Papa Francisco. pic.twitter.com/FOWiyOrxsy
— Liberal Milei 🇦🇷 (Parody) (@JMPresidente27) February 11, 2024