Meteoro ilumina céus de Portugal e Espanha em espetáculo celestial
Um meteoro surpreendeu observadores nos céus de Portugal e Espanha neste sábado, 18, às 22h46 do horário local, deixando um rastro luminoso em sua passagem. O fenômeno foi capturado por diversos observatórios, incluindo o espanhol de Calar Alto, situado em Almeria. Segundo a análise preliminar conduzida pelo professor José María Madiedo, do Instituto Andaluz de Astrofísica IAA-CSIC, o objeto teve origem cometária.
Madiedo explicou que se tratava de uma rocha proveniente de um cometa, que penetrou em nossa atmosfera a uma velocidade impressionante de 161 mil km/h. Essas rochas, ao entrar na atmosfera terrestre, são chamadas de “meteoróides”. “Após o impacto rápido com o ar em alta velocidade, a superfície da rocha aqueceu e se tornou incandescente”, explicou Madiedo. “Ao longo de sua trajetória, ocorreram várias explosões.” As gravações revelaram que a rocha se fragmentou em vários pedaços, mas nenhum deles chegou ao solo.
A parte luminosa do evento começou a uma altitude de 122 km e terminou a 54 km de altura. As câmeras do observatório de Calar Alto conseguiram registrar o exato momento em que o meteoro cruzou o céu, proporcionando um espetáculo celestial para os observadores sortudos da região.