Vídeo: Líder do PT no Senado discorda de declaração de Lula sobre Israel

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Jaques Wagner, Senador do PT, Expressa Descontentamento com Comparação de Lula

 

 

O líder do governo petista no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), expressou abertamente sua discordância em relação à declaração antissemita feita pelo presidente Lula no último domingo (18). Lula comparou a guerra em Gaza, conduzida por Israel contra o grupo terrorista Hamas, à atuação do nazismo durante a 2ª Guerra Mundial, trazendo à tona o Holocausto.

 

Senador judeu, Wagner, durante a sessão de ontem (20), ressaltou sua longa filiação ao PT e sua amizade duradoura com Lula, mas não deixou de expressar seu descontentamento com a referência ao Holocausto feita pelo presidente. Ele revelou ter manifestado sua discordância pessoal a Lula durante uma visita, destacando que a comparação é insensível, especialmente para aqueles que perderam familiares no Holocausto.

 

Na mesma sessão, Wagner concordou com a posição do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em pedir uma retratação de Lula. No entanto, o líder petista ponderou, levantando questionamentos feitos por Lula sobre a morte de palestinos durante a reação contra a invasão de Israel em outubro de 2023. Wagner condenou a perda de vidas civis na Faixa de Gaza, mas questionou se o governo de Benjamim Netanyahu estaria conduzindo uma “limpeza étnica”. Ele enfatizou que, apesar da discordância em relação à comparação feita por Lula, a condenação à morte de civis é inaceitável sob a desculpa de combater o Hamas.

Mais lidas

Governo, CLDF e Povo: A tríplice que derru...
Rally das galáxias? Não, é o Sertões em Goiás
Circuito Sesc + Corridas encerra inscriçõe...
...