Bate-boca acalorado e troca de ofensas marcam a sessão com o ministro dos Direitos Humanos
Durante a sessão da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (26), os deputados federais André Janones (Avante-MG) e Evair Vieira de Melo (PP-ES) foram protagonistas de uma confusão acalorada. O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, estava prestando esclarecimentos no momento.
A briga começou quando Janones se envolveu em um bate-boca com o deputado federal Filipe Barros (PL-PR) e dirigiu insultos ao colega: “bandido, vai latir lá fora, baba ovo de miliciano”, desafiando-o a agredi-lo. Barros respondeu às provocações de Janones, trocando mais palavras acaloradas e, em seguida, avançou em direção a ele. A cena foi criticada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que o chamou de “machão” e questionou suas atitudes.
Após a confusão, Evair de Melo tentou acalmar Janones, pedindo que ele se sentasse. Em resposta, Janones acusou Melo de ter “cheiro de cachaça” e pediu que ele retirasse a mão de seu corpo. Em meio à escalada de tensão, Melo empurrou Janones, e a polícia legislativa teve que intervir para separar os dois deputados.
O incidente reflete o clima tenso e polarizado que tem marcado o ambiente político em algumas sessões parlamentares, levando a confrontos e trocas de ofensas entre os representantes eleitos.