Piloto se ejeta com segurança após queda de caça F-35 durante treinamento no Alasca
Um avião de combate F-35 caiu na Base Aérea de Eielson, em Fairbanks, no Alasca, na terça-feira (27). Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento da queda do jato, que explode ao tocar o solo. O piloto conseguiu ejetar e foi hospitalizado.
A aeronave participava de um evento de treinamento local quando o piloto declarou uma emergência. O acidente resultou em “danos significativos à aeronave”, conforme comunicado da base da Força Aérea. O piloto, cuja identidade não foi revelada, ejetou-se com segurança e foi transportado para o Hospital Militar de Bassett para avaliação. Ele está em condição estável.
“Nosso pessoal é nosso recurso mais importante e estamos comprometidos em garantir sua segurança”, afirmou o coronel Paul Townsend, comandante da 354ª Ala de Caça.
Durante uma entrevista coletiva, Townsend afirmou que seria “prematuro” especular sobre as causas do acidente, mas destacou que o piloto seguia procedimentos padrão quando sofreu um “mau funcionamento durante o voo”. Apesar do incidente, ele reforçou a confiança da base nas capacidades da aeronave F-35.