Pane no motor obrigou piloto a aterrissar em meio a carros e caminhões; aeronave agrícola saiu do Aeroclube de Guaramirim
Um avião de pequeno porte fez um pouso forçado na BR-101, em Garuva, no Norte de Santa Catarina, por volta do meio-dia deste sábado (6). A aeronave, um Pelican 500 BR utilizado para pulverização agrícola, teve uma pane no motor durante o voo e precisou aterrissar no Km 18 da rodovia, no sentido Sul, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da concessionária Arteris.
Estavam a bordo o piloto Mateus Renan Calado, de 29 anos, e o proprietário do avião, o empresário do ramo de mineração Valdemiro José Minella, de 71 anos. Ambos saíram ilesos. Vídeos feitos por motoristas que passavam pelo local registraram o momento em que o monomotor pousou entre veículos sem colidir com nenhum deles.
Após a aterrissagem de emergência, o avião foi empurrado e retirado da pista com apoio de pessoas que estavam no local. De acordo com a PRF, a aeronave decolou do Aeroclube de Guaramirim e retornava ao mesmo destino quando o problema mecânico obrigou a manobra de emergência.
Conforme o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o avião está com certificado de aeronavegabilidade em situação normal, sob regime experimental — condição comum em aeronaves agrícolas adaptadas ou com uso específico.