Vendas do Dia dos Pais no DF devem crescer 21,8%

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Pesquisa da Fecomércio-DF projeta injeção de R$ 270 milhões na economia local, impulsionada pela intenção de compra de 74,7% dos consumidores

 

 

A recente pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio-DF revela um cenário otimista para o comércio do Distrito Federal no próximo Dia dos Pais. As vendas podem aumentar até 21,8%, com uma projeção de R$ 270 milhões injetados na economia local. Este otimismo é sustentado pela intenção de 74,7% dos consumidores de presentear na data, um crescimento notável comparado aos 67,3% do ano anterior.

Cerca de 55% dos comerciantes esperam um aumento nas vendas em relação ao ano passado, enquanto 37,5% preveem estabilidade. Apenas 7,4% dos lojistas preveem uma queda no desempenho.

José Aparecido Freire, presidente do Sistema Fecomércio-DF, destaca que o otimismo está embasado em indicadores econômicos favoráveis. O varejo no DF registrou um crescimento acumulado de 5,7% até maio, superando a média nacional. Além disso, a redução das taxas de juros, maior acesso ao crédito e o aumento da massa salarial, impulsionado por reajustes no setor público e privado, também contribuem para essa perspectiva positiva.

Os lojistas esperam um valor médio de compras de R$ 270,35, um crescimento de 32,7% em relação aos R$ 203,63 do ano anterior. Os segmentos com maior ticket médio são Turismo (R$ 2.500), Móveis/Eletroeletrônicos (R$ 716) e Ótica (R$ 581,15).

Para alcançar esses resultados, 88,6% dos comerciantes planejam implementar estratégias de vendas, destacando-se promoções (22,69%), divulgações e propagandas (22,23%) e diversificação de produtos (20,24%).

A maioria dos comerciantes (86,2%) manterá os preços dos produtos, enquanto 7,6% planejam aumentá-los e 6,2% pretendem reduzi-los, com uma redução média esperada de 1,72%.

Preferências dos Consumidores

A intenção de compras é maior entre as mulheres (76%) do que entre os homens (73,5%). Os itens mais procurados serão vestuário (31,4%) e calçados (21,4%), seguidos por cosméticos ou perfumes (16,5%), artigos para presentes ou souvenirs (10,1%) e eletroeletrônicos (7,4%). O ticket médio de compra é estimado em R$ 205,56, praticamente estável em relação aos R$ 204,58 do ano passado. A forma de pagamento mais comum será o crédito (41,13%), seguido por Pix ou transferência (23,22%) e dinheiro (18,83%).

Quanto ao período de compra, 54,8% dos consumidores pretendem fazê-las à tarde, seguidos pela noite (24,7%) e manhã (20,5%). Os dias preferidos serão sábado (36,3%), sexta (19,5%) e domingo (18,4%).

Metodologia

Os dados foram coletados entre 21 de junho e 19 de julho de 2024. A pesquisa abrangeu 732 consumidores abordados aleatoriamente em diferentes pontos do DF e 499 empresas de diversos segmentos entrevistadas por telefone.

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