Veja onde se vacinar contra a gripe no DF

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Vacina contra a gripe está disponível em 100 unidades básicas de saúde do DF – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

 

Imunizante que protege contra o vírus influenza está disponível para toda a população

 

 

Por Adriana Silva

A secretaria de Saúde já vacinou 792.371 pessoas contra o vírus influenza no Distrito Federal. A campanha teve início em 12 de abril apenas para os grupos prioritários, porém a procura foi baixa até o início do mês. Dos integrantes do grupo de risco, a cobertura vacinal é maior para os professores, que já tem 74,3% do público estimado vacinado. A cobertura em idosos é de 64,1% e gestantes em 62,1%.

A meta da Secretaria de Saúde é imunizar ao menos 90% do grupo de risco. Com a baixa procura pelo imunizante, e seguindo as orientações do Ministério da Saúde, no último dia 5 de julho a pasta abriu a vacinação para toda população acima dos seis meses de vida, até que se esgotem os estoques do imunizante. Cem unidades básicas de saúde fazem a aplicação da vacina, confira aqui.

 

A vacina contra a gripe protege dos vírus Influenza A H1N1 e H3N2, e Influenza B. É contraindicada para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com história de anafilaxia a doses anteriores apresentam contraindicação a doses subsequentes. Contudo, na maioria dos casos, as vacinas contra influenza têm um perfil de segurança excelente e são bem toleradas.

 

Veja a cobertura vacinal:

 

 

A enfermeira da área técnica de imunização da Secretaria de Saúde, Fernanda Ledes, destaca que aqueles que receberam a primeira ou segunda dose da vacina contra a covid-19 devem aguardar um prazo mínimo de 14 dias para se vacinar contra a gripe. A orientação, segundo ela, é que as pessoas que são público-alvo da vacina contra o coronavírus priorizem receber esse imunizante, aguardem 14 dias e façam a da gripe.

 

Se recebeu a vacina CoronaVac, é necessário aguardar o término do ciclo vacinal, ou seja, vacinar-se contra a gripe somente 14 dias após receber a segunda dose. Caso não esteja na sua vez de vacinar contra a covid-19, a recomendação é fazer a vacina contra a influenza, esperar o intervalo mínimo e começar o esquema da vacina contra o coronavírus assim que chegar sua vez. “Influenza é uma doença respiratória que, assim como a covid-19, também leva a internações e complicações à saúde. Então eu reforço a necessidade de quem está no grupo elegível para vacinação que procure uma unidade de saúde e vacine-se”, indica.

 

Vacina contra a gripe é indicada a partir dos seis meses de vida – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

 

A doença

 

A Influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias. O Ministério da Saúde mantém a vigilância da influenza no Brasil por meio da vigilância sentinela de Síndrome Gripal (SG) e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pacientes hospitalizados.

 

Essas áreas têm como objetivo principal identificar os vírus respiratórios circulantes, permitir o monitoramento da demanda de atendimento dos casos hospitalizados e óbitos. Por isso, é importante em todos anos participar da campanha.

Fonte:SESDF

Mais lidas

Projeto Na Sua Hora leva serviços públicos...
Governo de Goiás age com firmeza contra de...
Vila Sertões abre em Goiânia com atrações ...
...
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.