Taxa de transmissão está em 2 na região de Joanesburgo, que não deve estar acima de 1, cuja velocidade não vista desde o começo da pandemia
A conselheira médica da agência de saúde britânica, Susan Hopkins, disse à rádio BBC nesta sexta (26) que a nova variante do sul da África é “a mais preocupante que já vimos”
Ao programa Today, Hopkins disse que o valor R da variante B.1.1.529 é agora de 2 na província de Gauteng, na África do Sul, onde fica Joanesburgo.
Qualquer valor de R acima de 1 significa que a epidemia está acelerando. Um valor 2 significa que cada 100 pessoas infectadas transmitem a doença para 200 pessoas.
“O que estamos vendo na África do Sul é que estavam em um ponto muito, muito baixo, com uma baixa quantidade de casos detectados por dia, e em um período de menos de duas semanas eles mais que dobraram seu retrato epidemiológico”, disse Hopkins.
“[Os sul-africanos] estão dizendo que suas taxas de transmissão, o valor R que têm agora em Gauteng perto de onde acharam a variante pela primeira vez, é agora de 2, o que é mesmo muito alto, e não vimos níveis de transmissão assim desde o começo da pandemia, por causa de toda a mitigação e medidas que tomamos”.