Presidente do PL, Valdemar Costa Neto, vê vitória de Trump como benefício político para Bolsonaro e reforça liderança do ex-presidente nas próximas eleições
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, declarou em entrevista ao UOL que a possível reeleição de Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, pode representar uma vantagem política para Jair Bolsonaro (PL-RJ) no Brasil. Segundo Costa Neto, a vitória de Trump poderia criar um ambiente favorável a Bolsonaro: “Benefício político, sim. Já o benefício jurídico, tenho dúvidas, porque não acredito que o Supremo [Tribunal Federal] altere o procedimento jurídico. Mas político, sim. E isso pode influenciar. Se tiver uma influência forte, podemos amanhã, não hoje, aprovar uma anistia”, afirmou.
Em relação ao cenário político brasileiro, Valdemar destacou que Bolsonaro mantém uma força eleitoral expressiva e seria capaz de impulsionar candidatos, mesmo em uma situação adversa, como uma eventual prisão. “Eu não acredito que o Bolsonaro seja preso. Mas, se for, ele elege um poste de dentro da cadeia. Eles não vão fazer isso com ele. Não há motivos para isso. Bolsonaro não é uma pessoa comum, é diferente de todos nós, no comportamento e em todos os aspectos”, comentou.
Costa Neto também descartou a possibilidade de uma candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, um dos nomes mais mencionados como potencial candidato de centro-direita para 2026. “Não, o Tarcísio jamais disputaria com o Bolsonaro. Bolsonaro é o candidato. Nós não temos ninguém no Brasil com o prestígio pessoal do Bolsonaro. Ele tem 40% do eleitorado. O que precisamos é aumentar esse percentual, pois ele, por si só, não vence eleição. E essa é a grande dificuldade que tenho no partido”, completou o presidente do PL.
A fala de Costa Neto reflete a estratégia do PL de manter Bolsonaro como principal liderança e possível candidato para as próximas eleições, enfatizando a importância de ampliar seu apoio para consolidar chances de vitória.