Prepare-se: Mais de 100 mil doses disponíveis para grupos prioritários a partir desta semana
A partir da próxima terça-feira (19), o Distrito Federal antecipará o início da vacinação contra a gripe, disponibilizando mais de 100 mil doses do lote inicial para os grupos prioritários da campanha. Os locais de vacinação serão distribuídos por mais de cem pontos de atendimento, cuja lista completa estará disponível no site da Secretaria de Saúde (SES-DF), juntamente com os horários de funcionamento. A recomendação é que os interessados levem consigo um documento de identificação e a caderneta de vacinação.
O lote inicial de vacinas, composto por 100,5 mil doses, foi recebido pela Rede de Frio Central da SES-DF, enviado pelo Ministério da Saúde (MS). A campanha nacional está programada para iniciar no dia 25, mas a antecipação no Distrito Federal visa assegurar uma forte adesão do público. Lucilene Florêncio, secretária de saúde, enfatiza a confiança no programa de imunização brasileiro como uma forma eficaz de proteção contra doenças imunopreveníveis.
O Distrito Federal faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), junto com outros 26 estados da federação, sendo reconhecido internacionalmente como referência em imunização.
Os grupos prioritários incluem idosos a partir dos 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, adolescentes em medidas socioeducativas, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, além de outras condições de saúde específicas. Para receber a vacina, é necessário comprovar a condição clínica por meio de documentos adequados.
Além desses grupos, serão atendidos profissionais de diversas categorias, como professores, profissionais de saúde, forças de segurança e salvamento, militares das três Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo rodoviário, bem como funcionários do sistema prisional. Nesses casos, é essencial apresentar documentos que comprovem a ocupação profissional.
A gestora de Saúde destaca a importância da adesão desses públicos, totalizando mais de 1,1 milhão de pessoas nos grupos prioritários. Um esforço logístico significativo está sendo realizado para disponibilizar a vacina em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de ações programadas para fins de semana, escolas, feiras, supermercados e outros locais.
Mesmo aqueles que já foram vacinados contra a gripe em anos anteriores são incentivados a receber a vacina novamente. Para mais informações, é possível contatar as equipes de vacinação disponíveis.