No data was found

UPA de Planaltina já é a quinta entregue por Ibaneis Rocha na área da Saúde

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

O  governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), inaugurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Planaltina na manhã desta quarta (8) e atenderá cerca de 4.000 pessoas ao mês da região

 

A unidade está localizada Setor Habitacional Mestre D’Armas, Quadra 23, MD, 02, Lote 01. Planaltina-DF. É a quinta UPA de um total de sete que serão entregues neste ano e mais duas em 2022.

O chefe do Executivo local comentou que o sistema de saúde do DF há muitos anos não recebia investimento em estruturas físicas. Além de obras na área de saúde, houve aumento relevante do número de servidores da Saúde.

“Para se ter uma ideia de pessoal, já temos oito mil funcionários contratados pela secretaria de Saúde e IGES. A gente espera com isso ajudar o atendimento, desafogando os hospitais para que façam a suas funções que são as cirurgias eletivas e de emergências.”

Cada unidade está capacitada para atender, aproximadamente, 4.000 pessoas por mês. “Isso é muito importante para o sistema de saúde do DF, deixando claro que essa UPA não só vai atender a região de planaltina, mas a gente sabe aqui que tem o entorno de Brasilinha e de Formosa. Estamos aqui para prestar serviço para a sociedade. Isso aqui é mais uma prova disso”, complementou Ibaneis Rocha.

No dia 16, o governador do DF afirmou que entregará uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Vale do Amanhecer, que é uma comunidade que cresceu muito naquela região e que não tinha nenhum equipamento público.

Ibaneis Rocha ressaltou que estava acompanhado de um grupo político, de administradores, secretários, deputados, o qual se uniu para fazer uma boa política no DF.

“Quando você ouve dos nossos deputados distritais da nossa base que eu faço questão de agradecer a todos dizendo que colocaram recursos, foram atrás de recursos e trabalharam, isso é porque tem um grupo político. Não tem ninguém chutando bola nas costas do outro.”

Ele lembrou que são três os deputados federais representando DF na Câmara Federal, “não tem oito, Flávia, Celina e Júlio Cesar”.

“Os outros se disfarçam de deputados. As emendas foram colocadas por eles esse ano. Preferiram colocar dinheiro em obras federais. Em escolas federais. Mas não colocaram para população do DF”, desabafou.

Ibaneis realçou ainda que para a ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda (PL) estar no grupo, juntamente, com a deputada federal, Celina Leão (PP), que está em missão internacional, “é porque colocamos, escolhemos juntos as obras que são feitas no DF”. E, de acordo com o governador, “a opção foi pela saúde”.

“Quando nós assumimos, lá atrás, a saúde no DF, as portas das UPAs estavam lotadas. A porta de entrada da saúde eram os hospitais. As UBS estavam destruídas. Faltavam profissionais em todos os hospitais. Reformamos todas as seis UBSs. Passamos a reformar todas as UBSs. A saúde, hoje, juntando Secretaria e IGES são mais de 8 mil profissionais contratados.”

Apesar disso, Ibaneis comentou que “o povo olha e diz que está ruim a saúde”. O trabalho se iniciou.

“Começamos agora, e pegamos no meio do caminho uma pandemia, que tirou os leitos de UTIs, de enfermaria para que pudessem atender pacientes do Covid-19. E isso fez com que nós tivéssemos dois anos de atraso na nossa saúde. Estamos aqui em pé porque aqui é um grupo político. Se mantém de pé diante das mentiras, das pancadas indevidas”

Ibaneis acrescentou que todos os servidores do governo saem de casa e querem trabalhar para o povo do DF. E que quando se tira do papel sete UPA, 21 UBSs, a UTI do Hospital de Taguatinga, a radiologia do Hospital de Taguatinga “nós sabemos que esse grupo político está trabalhando pela população do DF”.

 

“Quando a gente tira do papel o Hospital do Câncer que estava quase perdido. E que fomos atrás com medidas judiciais com toda a garra possível. E tiramos do papel e está sendo construído o maior hospital oncológico do Centro-Norte do Brasil, que irá atender não só a população do DF, mas do entorno, do Norte e do Nordeste do Brasil, que precisam de atendimento oncológico”, enumerou o governador.

O sistema de saúde vai melhorar, segundo Ibaneis. Ele citou que o Sistema Único de Saúde deu uma lição para o mundo que é o melhor sistema do mundo porque atende a todos de forma indiscriminada.

E ponderou que o HRAN fez diversos atendimentos de pacientes com Covid, que preferiam ter a expertise do HRAN do que ir para um hospital privado.

“Saímos na frente e estamos ainda na frente mais uma vez. Quando foi para fechar a cidade, eu tive coragem, quando foi para reabrir, estamos reabrindo com responsabilidade. Está na hora, estamos chegando a 80% de vacinação, porque estamos abrindo postos em todos os locais.

Educação

O governador do DF acentuou que foram reformadas todas as escolas do DF. E ainda reconstruídas as que não tinham condições de receber reformas. Foi zerada a fila de contratação de professores.

“Agora vai abrir um outro concurso, porque eu contratei todos os professores que poderiam ser contratados aqui na nossa cidade. Isso é a prova que estamos trabalhando e é assim que esse grupo trabalha, olhando para frente, sem ficar puxando tapete do outro”

Em relação a 2022, será o “ano da lorota”, porque quem nunca trabalhou pelo DF vai querer aparecer, nas palavras do governador.

Segundo ele, os governos de esquerda vão querer voltar com a mentira para enganar o povo do DF.

“Mas esse grupo político junto com vocês, não vamos deixar isso acontecer, porque vamos mostrar a verdade todos os dias. Aqui tem serviços prestados todos os dias, em todas as áreas.”

Ao invés de uma cesta básica para famílias carentes, o GDF oferece o Cartão Prato Cheio com o apoio da CLDF, no valor de R$ 250 para cada família.

Com o valor, sublinhou Ibaneis, não dá para tirar da miséria, mas não deixa passar fome e são 40 mil pessoas que estão recebendo.

Sobre o Cartão Gás do DF, ele comentou que “graças a Deus o Governo Federal copiou, onde a gente dá R$ 100 para cada família comprar botijão de gás. Os bons projetos têm que ser sempre em parceria, sem ciumeira e sem intriga barata”.

Grupo fechado

“Aqui quem decide a obra não é o governador. A gente senta à mesa e coloca num caderno todas as obras que têm projeto. E o deputado diz que eu quero investir recursos aqui. Agora, o que eu ouvia quando assumi o governo é que o dinheiro vinha e o dinheiro voltava.”

São 14 creches do DF que foram colocados recursos federais e que o governo não deu conta de executar e são todas executadas. “Encerramos 2020 sem nenhuma emenda federal retida. Todas elas aproveitadas”, comemorou o governador.

“Não viemos aqui para brincar de fazer política. Não estamos aqui por vaidade. Se fosse por vaidade eu ficava onde eu estava. Eu estou aqui porque resolvi dedicar a minha vida ao povo do DF. E é exatamente isso que eu vou fazer até o último dia”, finalizou Ibaneis Rocha.

Eleições

Em entrevista coletiva, Ibaneis disse que vê com bons olhos a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) à presidência da República. Ele observou que tanto ela quanto o presidente Jair Bolsonaro terão palanque no DF, a exceção é para candidatos de esquerda. Em relação a Tebet, o governador elogiou a candidata emedebista. “É uma pessoa que tem uma vida totalmente de trabalho, que tem uma vida limpa. Agora, essas questões de palanque A questão de palanque vamos ter que deixar para discutir mais adiante. Temos os palanques regionais que são importantes. “Ele enfatizou que no DF tem o apoio do Republicanos e PL que estão com o presidente Bolsonaro. “No momento certo, vamos sentar com os dirigentes partidários e encontrar os palanques corretos. Podemos ter mais de um palanque, a Simone Tebet pode ter e o presidente Bolsonaro pode ter. Eu só não acredito que estejamos com palanque de esquerda.”

Compareceram à entrega de mais uma UPA os secretários José Humberto Pires (Governo), Izídio Santos Júnior (Terracap), Severino Cajazeiras de Sousa Oliveira (Atendimento à Comunidade), Marcela Meira Passamani (Justiça), Wellington Luís (CDHAB), Fernando Leite (NOVACAP).  Além do presidente da CLDF, Rafael Prudente (MDB), deputado federal Júlio Cesar (Republicanos-DF), os distritais Agaciel Maia (PL), Cláudio Abrantes (PDT), Jorge Vianna (Podemos) entre outras autoridades.

 

Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

 

No data was found

Mais lidas

Rally das galáxias? Não, é o Sertões em Goiás
Circuito Sesc + Corridas encerra inscriçõe...
Capacita, hidrata e brilha: Vem Pro Senac ...
...