Com estrutura modular e instalações modernas a Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da Asa Norte é uma de muitas que serão instaladas no DF
O vice-governador, do Distrito Federal Paco Britto, em nome do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha e o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, inauguram nesta manhã de quarta-feira (3) a Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-DF), localizada na Quadra 905, da Asa Norte. O Samu-DF tem quinze anos de existência atendendo a população do Distrito Federal.
A nova unidade do Samu-DF, cujo valor de investimento foi de R$ 350 mil é modular. Dispõe de espaço coberto para duas viaturas, conta com área de desinfecção, higienização e escoamento, sala de descanso, local para preparo das equipes antes e depois dos atendimentos.
Como já é praxe o vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, em breve discurso de inauguração, cuja placa foi descerrada na sequência, saudou a “toda a família Samu, bombeiros, médicos enfermeiros em nome da enfermeira Kely, que há mais de 15 anos está trabalhando sendo pessoas de frente junto com as equipes que estão trabalhando nessa pandemia”.
“Vocês têm que ser parabenizados, idolatrados. Vocês são a salvação das vidas, sem vocês não chegaríamos tão rápidos aos hospitais. Parabéns, em meu nome e no nome do governador Ibaneis Rocha”, complementou o vice-governador.
Modelo para o Ministério da Saúde
Segundo Paco, a base do Samu-DF será modelo para o Brasil. “Com certeza absoluta para o (ministro da Saúde) general Pazuello, para o Brasil, pela praticidade, economicidade de uma construção que pode sim ser removível. Se aumentar a demanda em outra cidade, por que não desmontar e por em outra? Isso aqui é a modernidade”, pontuou.
Ele informou que serão inauguradas quatro unidades. Essa é a primeira, já tem 12 construções. “A próxima será entregue e se Deus quiser poderei esta presente e todos aqui. Isso é fazer o bem, é pensar na população do DF. Tenho um apreço muito grande pelo Samu, mas espero não usar”, descontraiu Paco.
Paco fez um relato sobre um amigo que foi atendido por ambulância do Samu-DFhá 30 dias.
“Parou o carro, fez uma ligação e o Samu foi lá e atendeu na mesma hora. Isso aconteceu dentro da minha casa, com um dos melhores amigos, sem intervenção de ninguém, mostra o atendimento à população, seja ela rica, pobre, classe média, alta, zona rural. Isso é o que nós temos que fazer. Isso é o que o maestro Ibaneis fala para todos os secretários e presidentes e empresas. Nós temos que atender os mais carentes. Isso sim, mas sem deixar de atender os outros. É o caso desse meu amigo que é uma pessoa abastada e foi atendida na mesma hora, com a mesma prestação de serviço que qualquer cidadão teria”, concluiu Paco.
“Prática, viável e de baixo custo”
Paco Britto, antes de fazer o pronunciamento de inauguração da unidade do Samu-DF cedeu a palavra ao deputado distrital Roosevelt (PSB), que é bombeiro militar, para expressar a importância da unidade para o Samu-DF e para o Brasil. Ele trabalhou no serviço aéreo do Corpo de Bombeiros do DF, como tripulante operacional.
“Eu tive a oportunidade de trabalhar com o pessoal do Samu-DF, na guarnição da nossa aeronave, assim como nosso major Garcia, Coronel Petrus também. Eu quero parabenizar o secretário pela iniciativa”, disse ele.
Segundo Roosevelt, a construção do projeto impressionou-o no sentido de ser prática, viável e de baixo custo, que proporcionará conforto aos profissionais do Samu-DF e consequentemente melhorando o atendimento da população.
A novidade de Roosevelt foi ter fechado compromisso de buscar recursos para construção de uma unidade do Samu-DF, para se somar às 12 em funcionamento.
“Secretário e vice-governador, eu quero me comprometer a destinar a emenda necessária para a construção de uma dessas unidades. Conta com a gente. Sei da importância de termos um estabelecimento, um local adequado para que os profissionais possam desenvolver o seu trabalho da melhor forma”, antecipou Roosevelt.
O parlamentar aproveitou para congratular a secretaria pelo desempenho da campanha de vacinação contra a Covid-19. Ele disse que um dado novo é que estava previsto para fazer a vacinação dos idosos maiores de 80 anos em duas semanas, mas está-se concluindo em três dias.
“Isso mostra a capacidade de entendimento e logística de como funciona e onde está a nossa população. Conta com a gente, no que eu puder ser útil eu me coloque à disposição”
O secretário da Saúde em rápido discurso contou que sempre teve proximidade com o Samu no estado natal dele, Mato Grosso, como é da área de hemoterapia, de transplantes e já havia afinidade com o serviço de salvamento. Ele elogiou o trabalho do Samu-DF, classificando-o de “magnífico”.
Aprimorar o Samu-DF
Okumoto parabenizou o serviço que tem apoiado a secretaria, principalmente, nas vezes em que foi necessário dar suporte no aeroporto para pacientes que estavam e estão em escala indo de Manaus-AM para outras regiões do país. “Vocês foram brilhantes em todos os momentos nessa ajuda nos transportes para o HUB, para onde pacientes de Manaus estiveram internados.”
Se referindo ao vice-governador Paco Britto, disse que a unidade do Samu-DF é muito importante das quatro praticamente prontas. A secretaria sempre tem como meta utilizar os recursos do Ministério da Saúde para aprimorar as estruturas física e de RH para o Samu. “Hoje chegamos a 22 unidades em funcionamento e é sempre uma saudação para a nossa sociedade do DF e do entorno oferecer condições de trabalho para todos vocês (servidores do Samu-DF)”.
Segundo o secretário da Saúde, o investimento é de R$ 350 mil. Ele ressaltou que no setor da Saúde é sempre importante falar de inovação.
“E ter uma unidade como a inaugurada, modular, trabalhando em cima de contêineres e podendo fazer atendimento e trabalho necessário dentro de uma unidade pequena, com o espaço racionalizado, com possibilidade de ser ampliado até o final de 2023 com mais doze unidades contando com a entregue na Asa Norte”, antecipou Okumoto.
“Sempre eu vinha falando com o governador Ibaneis Rocha, nós vamos ter 12 bases importantes novas com modelo modular de extrema importância para o Distrito Federal e para o Brasil”, acrescentou o secretário.
Okumoto afirmou também ter certeza que o Ministério da Saúde ao fazer a vistoria e posterior habilitação das unidades estará certamente, utilizado esse modelo para o restante do país.
Ele agradeceu aos parlamentares da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), em nome do deputado Roosevelt, que é bombeiro e a todos que trabalham a partir de hoje na unidade inaugurada. “E que cada vez nós possamos estar mais juntos e cada vez melhor para a Saúde do Distrito Federal”, concluiu ele.
“Realização de um sonho”
O diretor da Unidade do Samu da Asa Norte, Vitor Queiroz, destacou que se trata da primeira base entregue no DF. Na visão dele, é uma “realização de um sonho “. E ainda demonstra a dedicação da instituição que é integrada com a Secretaria de Saúde com respectivos gestores e que consegue atingir esse tipo de resultado.
“O servidor consegue enfrentar a labuta o dia a dia, todas as circunstâncias e agora, mais do que nunca uma situação de emergência e passar todos esses momentos amparados por uma infraestrutura que consegue suprir todas as necessidades de serviço”, disse Queiroz se referindo ao período de pandemia da Covid-19”,
A estratégia do Samu é com a descentralização das viaturas nas bases, cobrir da melhor maneira possível o território do DF para chegar o mais rápido possível a todas as vítimas. A estimativa de Queiroz é de que no curto prazo todas as bases sejam modulares como a que foi inaugurada nesta quarta (3).
Estavam presentes o secretário de Atendimento à Comunidade, Severino Cajazeiras, diretor do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior; subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Alexandre Garcia; diretor de Serviço Móvel de Urgência do Samu 192 do DF, Victor Leonardo Arimatea Queiroz; gerente da UBS 1 da Asa Norte, Flávia Leme; secretário-adjunto de Assistência, Petrus Sanchez; entre outras autoridades.