União Brasil antecipa reunião e decide expulsar deputado Chiquinho Brazão do partido

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Desgaste do caso leva União Brasil a tomar decisão rápida e expulsar Chiquinho Brazão

 

O partido União Brasil optou por adiantar a reunião destinada a deliberar sobre o futuro do deputado federal Chiquinho Brazão na legenda, resultando na expulsão do parlamentar.

 

Inicialmente programada para a próxima terça-feira, a reunião foi antecipada devido ao agravamento do caso, culminando na tomada de decisão antes do previsto. O encontro foi conduzido de forma virtual. O pedido de expulsão foi apresentado pelo deputado federal Alexandre Leite (SP) e teve relatoria do senador Efraim Filho (PB).

 

NOTA OFICIAL

A Comissão Executiva Nacional do União Brasil aprovou por unanimidade o pedido cautelar de expulsão com cancelamento de filiação partidária do deputado federal Chiquinho Brazão. A representação foi apresentada pelo deputado federal Alexandre Leite (UNIÃO-SP) e relatada pelo senador Efraim Filho (UNIÃO-PB).

Embora filiado, o parlamentar já não mantinha nenhum relacionamento com o partido e havia pedido ao Tribunal Superior Eleitoral autorização para se desfiliar.

A decisão da Executiva Nacional aponta que Brazão incide em ao menos três condutas ilícitas previstas no artigo 95 do Estatuto: atividade política contrária ao Estado Democrático de Direito, ao Regime Democrático e aos interesses partidários; falta de exação no cumprimento dos deveres atinentes às funções públicas e partidárias e violência política contra a mulher.

O presidente nacional do União Brasil, Antonio de Rueda, já havia pedido abertura de processo disciplinar contra Chiquinho Brazão, preso neste domingo (24) e apontado pela Polícia Federal como mandante da morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

O União Brasil repudia de maneira enfática quaisquer crimes, em especial os que atentam contra o Estado Democrático de Direito e os que envolvem a violência contra a mulher. A direção do partido manifesta profunda solidariedade às famílias de Marielle e Anderson.

Mais lidas

A OAB PERMANECERÁ COMO UM EXEMPLO A NÃO SE...
Formatura histórica: 876 reeducandos quali...
Damares: R$ 1,4 milhão em saúde para vizin...
...