Twitter/X encerra operações no Brasil após suposta ameaça de ministro do STF
Neste sábado, 17, a conta oficial de assuntos governamentais do Twitter/X anunciou o encerramento das operações da rede social no Brasil. A empresa, pertencente a Elon Musk, revelou que a decisão foi motivada por uma suposta ameaça feita pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que teria advertido a big tech de que o representante legal da companhia no Brasil seria preso caso não fossem cumpridas ordens de bloqueio de conteúdo consideradas como ‘censura’.
Embora as atividades ligadas ao Brasil estejam sendo descontinuadas, a plataforma informou que o serviço continuará disponível para os usuários brasileiros. Segundo a publicação oficial, “apesar de nossos inúmeros recursos ao STF não terem sido ouvidos, de o público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e de nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal”.
Elon Musk se pronunciou sobre o episódio, afirmando que as ações de Moraes são incompatíveis com os princípios democráticos e que os brasileiros precisam fazer uma escolha entre ‘democracia ou Alexandre de Moraes’. A decisão de encerrar as operações no Brasil foi tomada para garantir a segurança dos funcionários da empresa no país.
Last night, Alexandre de Moraes threatened our legal representative in Brazil with arrest if we do not comply with his censorship orders. He did so in a secret order, which we share here to expose his actions.
Despite our numerous appeals to the Supreme Court not being heard,… pic.twitter.com/Pm2ovyydhE
— Global Government Affairs (@GlobalAffairs) August 17, 2024