Após interromper as prévias eleitorais porque filiados encontraram problemas técnicos no aplicativo desenvolvido para a votação, o PSDB informou nesta segunda-feira, 22, que concluirá o processo de escolha do representante da sigla para as eleições de 2022 ao longo da semana, o concluindo até o próximo dia 28.
De acordo com a legenda, a decisão foi tomada em conjunto pela direção do partido e pelos três pré-candidatos à vaga na corrida eleitoral: Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul; João Doria, governador de São Paulo, e Arthur Virgílio Neto, ex-prefeito de Manaus.
“O partido ainda aguarda manifestação da empresa contratada, a Faurgs [Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. Se, até esta terça-feira, ela não oferecer garantias concretas de viabilidade e robustez da solução contratada, o PSDB adotará tecnologia privada para concluir o processo de prévias”, afirma trecho da nota divulgada pelo partido.
Cogita-se até contratar uma outra empresa se for necessário para concluir o processo de votação das prévias.
O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, quer concluir processo das prévias no máximo até domingo (28).
Dória afirmou que é preciso agilizar a conclusão das prévias por consideração aos filiados e à democracia interna da legenda.
“A democracia interna exige respeito aos filiados que se cadastraram para votar. Existem soluções para garantir as manifestações de todos os filiados que se inscreveram nas prévias. É preciso concluir o processo eleitoral de consulta interna”, disse Doria, que complementou.
“Qualquer alternativa que não seja a rápida conclusão da votação é um desrespeito à vontade da maioria partidária. É violentar as prévias. É negar a democracia.”