Trump vestido de papa choca fiéis e agita redes

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Redes Sociais

 

 

Trump publica imagem como papa em meio ao luto por Francisco e gera polêmica

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, causou polêmica neste sábado (3/5) ao divulgar uma imagem gerada por inteligência artificial na qual aparece vestido como papa. A publicação, feita sem legenda, foi compartilhada em seus perfis pessoais e também nas contas oficiais da Casa Branca nas redes sociais X e Instagram.

A postagem provocou uma onda de críticas nas redes sociais. “Não. Pare. Estamos de luto pelo papa Francisco e tentando ter paz enquanto aguardamos o conclave para eleger um novo. Ser católico nos EUA já é difícil o suficiente”, escreveu uma usuária. Outro perfil comentou: “O nível de inadequação e desrespeito desta postagem é inacreditável. E eu sou ateu”.

Apesar da maioria dos comentários ser negativa, alguns apoiadores saíram em defesa da imagem. “Como cristão, não vejo nada de errado nisso. Vestir uma fantasia não transforma ninguém em outra pessoa. Todo ser humano tem liberdade de se expressar”, argumentou um usuário.

A postagem foi feita dois dias após Trump, em tom de brincadeira, afirmar que “gostaria de ser papa”. A declaração foi dada em 29 de abril, quando, ao ser questionado por jornalistas sobre quem escolheria como novo pontífice, respondeu: “Essa seria minha primeira opção”.

A repercussão ocorre em um momento sensível para a Igreja Católica, que vive o luto pela morte do papa Francisco. Com o início do conclave em Roma, cresce o debate sobre o papel e a influência dos Estados Unidos na sucessão papal.

O país abriga uma ala conservadora da Igreja Católica que se opôs frequentemente ao pontificado de Francisco. Essa mesma ala tem forte ligação com o ex-presidente Trump, cujo governo contou com diversos católicos em posições de destaque, como o atual vice-presidente, J.D. Vance.

Durante o primeiro mandato de Trump (2017-2021), a relação com o papa Francisco foi marcada por divergências públicas em temas políticos e religiosos. Agora, o novo conclave poderá decidir se a Igreja seguirá a linha progressista de Francisco ou se adotará um caminho mais conservador.

Embora a possibilidade de um papa americano seja considerada remota, integrantes da ala conservadora nos EUA podem atuar nos bastidores para influenciar a escolha de um cardeal alinhado com sua visão doutrinária.

Mais lidas

Trump vestido de papa choca fiéis e agita ...
Funcionamento das unidades da SES-GO no fe...
Fecomércio DF leva serviços e shows incrív...
...