Presidente propôs encontro com o ditador Kim Jong Un pelo Twitter
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se encontrou com o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong Un, neste domingo (30), na Zona Desmilitarizada entre as Coreias do Sul e Norte.
Após um aperto de mão entre os dois líderes, Trump cruzou a fronteira e se tornou o primeiro presidente norte-americano a pisar em solo norte-coreano.
De acordo com a CNN, Trump teria dado alguns passos além da fronteira e depois voltado ao lado sul-coreano, onde se reuniram com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in. O presidente norte-americano teria se dito orgulhoso de atravessar a fronteira, concluindo que esse seria “um grande dia para o mundo”.
Já Kim Jong Un teria dito que nunca esperava encontrar Trump na fronteira entre as duas Coreias. Horas mais tarde, em sua conta no Twitter, Trump voltou a falar sobre o assunto: “pisei em solo norte-coreano, uma grande declaração para todos e uma grande honra”.

É a terceira vez que o Trump e Kim Jong Un se encontram. O último foi há apenas quatro meses, quando não houve um progresso na tentativa dos Estados Unidos de pressionar a desnuclearização na Coreia do Norte.
A proposta do encontro deste domingo foi feito por Trump em sua conta no Twitter. “Se o presidente Kim, da Coreia do Norte, vir isto aqui, eu o encontraria na fronteira/DMZ apenas para apertar sua mão e dizer oi”, afirmou Trump.
Confira um vídeo do momento do encontro:
The White House
✔@WhiteHouse
The moment President Trump meets Chairman Kim at the DMZ and becomes the first sitting President to enter North Korea:
Foto: Dan Scavino Jr./Casa Branca/Diário do Poder