Everaldo Rodrigues Aragão assume Comando do 10º Batalhão da PMDF de Ceilândia

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Na tarde desta quinta (18), foi realizada a solenidade de passagem de comando do 10º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), em que o Tenente-Coronel Everaldo Rodrigues Aragão tomou posse do cargo do 10º Batalhão – do 4° Comando de Policiamento Regional, do Departamento do Comando Geral da PMDF, em substituição ao Tenente-Coronel Aristóteles Rodrigues Cardoso

 

A cerimônia ocorreu ao lado da Administração Regional do Sol Nascente/Pôr do Sol, em Ceilândia. Em seu breve discurso, Aragão disse que recebeu a incumbência com honra – “é bom retornar para casa”, frisou. Ele lembrou que em 1970 chegou com a família ao DF e sendo bem acolhido por Ceilândia. O novo comandante acentuou que a cidade foi onde estudou, cresceu e conviveu com os moradores.

Em 1993, Aragão ingressou na PMDF como soldado. “Sou um vinte milhão, como nós tratamos os soldados formados naquele ano.” Em 1996 iniciou o curso de oficiais na sétima turma da Academia de Polícia, galgando a aspirante a oficial em dezembro de 1998. “Escolhi servir no 8º Batalhão, onde meu conhecimento acadêmico viu-se confrontado com a realidade e de fato onde aprendi a ser policial militar.”

O tenente-coronel Aragão relatou que passou por diversas unidades operacionais, administrativas e especializadas. “Uma dessas funções me marcou de forma especial e é de onde nasce a relação especial, onde nasce a minha história com a unidade, que hoje, assumo o comando”, enfatizou.

O comandante participou da formação do 10º Batalhão de Ceilândia, em 2014, cujo contingente de policiais foi oriundo do 8º Batalhão da PMDF, que acabou transformando o 10º Batalhão da PMDF no conhecido “Guardião” pelos ceilandenses.

“Portanto, regressar a essa cidade, que me recebeu quando aqui cheguei, e estar no comando desses policiais que são a alma dessa comunidade é motivo de muito orgulho e alegria. Com fé em Deus, iremos retribuir toda a nossa gratidão pela cidade de Ceilândia. Espero ter a oportunidade de fazer parte do desenvolvimento dessa nova cidade do Sol Nascente”, pontuou Aragão.

“Senhores policiais militares, irmãos em armas, os senhores são a condição primaz do Comando deste batalhão. Esperem desse comando lealdade, camaradagem e justiça”, concluiu o novo comandante do 10º Batalhão da PMDF, em Ceilândia.

O Comandante-Geral da PMDF, Márcio de Cavalcante Vasconcelos, desejou muito sucesso para Aragão, disponibilizou cada uma das unidades como apoio e fez alguns pedidos.

“Honre o nosso 10º Batalhão, fazendo o que a gente sabe fazer melhor que é trabalhar, que é a nossa missão. O que temos de mais sagrado é o nosso nome. E isso só depende de nós. Honre o seu nome, a história que tem o 10º Batalhão, mas sobretudo, honre essa comunidade, essa população que precisa muito da gente”, realçou Vasconcelos. Ele acrescentou que os entes do governo, assim como a PMDF tem como principal foco servir o cidadão.

O sargento da PMDF, deputado distrital conhecido como Guarda Jânio, afirmou que como parlamentar parabenizou a iniciativa de propiciar um policiamento mais fortalecido para o Sol Nascente e Pôr do Sol, cuja região deixou de ser chamada de favela e, hoje, é uma cidade em desenvolvimento.

Guarda Jânio entende que há dificuldades na corporação, atualmente. “Hoje, temos 3 milhões de habitantes e um déficit de mais de 8 mil policiais e éramos para ter 19 mil policiais. Mas a gente tem que trabalhar, trazer para cada cidade câmeras de vigilância ligadas à tecnologia de segurança”, declarou o parlamentar.

O deputado afirmou que será um dos pedidos ao governador Ibaneis Rocha e à bancada da segurança pública do DF. Ele agradeceu o governador que por meio da articulação dele e o presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Rafael Prudente (MDB), hoje ele está representando a população de Brasília e a PMDF.

“Nunca percam a fé, nós podemos ter nossas divergências, mas há respeito entre oficiais e praças. Mas na hora das decisões importantes temos que ser um só. A população de Sol Nascente precisa, cada vez mais, apoiar a PMDF porque é considerada a melhor polícia do Brasil”, disse Guarda Jânio se referindo aos policiais.

Ele aproveitou para informar que o gabinete na CLDF está à disposição e que dirá ao governador Ibaneis Rocha que não deixe de cumprir o interstício para os policiais da ativa e mais um plano de carreira. “Divisão não chega a lugar nenhum. Lá na Câmara nós temos, Fernando Fernandes, Hermeto e Roosevelt Vilela e juntos vamos trabalhar para fazer o melhor para a nossa corporação Polícia Militar, Bombeiro e a Civil.

O administrador regional de Ceilândia, deputado distrital Fernando Fernandes (PROS), afirmou que a PMDF e a administração “marcam um gol de placa”. “Trazendo esse evento da troca de comando para cá, emocionando os moradores, trazendo esperança. No final do ano, sabemos que a criminalidade normalmente aumenta e temos os famosos saídões. Essa troca muito mais que simbólica é um gesto de esperança, empatia com a população”

Entre os presentes à cerimônia, o deputado distrital, delegado e administrador de Ceilândia Fernando Fernandes (PROS), o deputado distrital Guarda Jânio (PROS), o administrador do Sol Nascente e Pôr do Sol, Cládio Ferreira, os delegados Gustavo Augusto (19ª DP) e Dr. Vander (23ª DP) e as líderes comuitárias Dona Aidê e Dona Domeci.

Fotos: Josiel Ferreira / Tudo Ok Notícias

Veja a galeria da cerimônia da troca de Comando:

Mais lidas

Os índios e os tecidos da vida
Restaurant Week celebra 65 anos de Brasíli...
Filmes selecionados para o Fica 2025 serão...
...