Candidato aliado do PT manipulou falas do governador para “construir uma narrativa inverossímil” sobre morte de mulher na fila do CRAS
Por André Brito
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) deu ganho de causa ao governador Ibaneis Rocha (MDB) contra o candidato adotado pelo PT, Leandro Grass (PV), que fez uso de campanha irregular de caráter difamatório, o que é vedado pela legislação. Confira a íntegra da decisão
De acordo com a decisão do juiz auxiliar Demetrius Gomes Cavalcanti, Grass “o utilizou-se de um fato (morte de uma pessoa na fila do CRAS) e uma fala do Representante (Ibaneis), segundo a qual estaria tranquilo quanto a saúde no DF, para construir uma narrativa inverossímil de que o Representante dormia tranquilo com a morte de uma pessoa na fila do CRAS”.
“Destaco que a disseminação de notícia notoriamente inverídica traz grande possibilidade de risco de dano ao processo eleitoral, razão pela qual a propaganda em questão deve ser interrompida”, decidiu.
O magistrado lembra também que a legislação prevê direito de resposta por “afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica” e, por isso, proibiu a veiculação por um dia de propaganda de Leandro Grass.
Como o período de propaganda já se encerrou, apenas o direito de resposta deverá ser veiculado para que o governador se manifeste sobre o caso à população.
Fonte: www.diariodopoder.com.br