Transformação social: Cras e Creas em ação

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
GDF tem investido na ampliação de unidades socioassistenciais. Atualmente, a capital conta com 32 unidades do Cras organizadas por territórios e divididas por endereço e áreas de abrangência | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Os Cras e Creas: Pontes para um futuro melhor

 

 

Mery Lopes dos Santos, diarista de 42 anos, encontrou no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Samambaia Sul uma esperança de dias melhores para sua família. Beneficiária do programa Prato Cheio, recebe parcelas de R$ 250 para auxiliar na aquisição de alimentos, além de ter sido ajudada pela equipe do Cras a se inscrever na lista da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab) para conseguir uma moradia. Assim como Mery, milhares de moradores do DF têm suas vidas transformadas pelos Cras e Creas, que juntos realizaram 640 mil atendimentos desde 2019.

 

Esses centros são fundamentais para pessoas em risco social e vulnerabilidade, permitindo acesso a benefícios e programas sociais. Os Cras oferecem serviços básicos de proteção social, enquanto os Creas atendem situações mais complexas, como violência doméstica e abuso sexual. Atualmente, Brasília conta com 32 Cras e 12 Creas, além do Creas Diversidade.

 

O GDF tem investido na ampliação dessas unidades, totalizando quase R$ 50 milhões desde 2019. Nenhuma região administrativa do DF está sem amparo, e novas unidades estão previstas para diversas localidades. O Serviço de Atendimento e Proteção Integral às Famílias (PAIF) é o principal serviço oferecido pelo Cras, focado em compreender os contextos de vida das famílias e implementar medidas para assegurar sua proteção básica. Além disso, os Cras oferecem uma série de outros serviços e benefícios para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Mais lidas

Andrea Bocelli ao vivo: Oferta exclusiva BRB
SenaDF: Curso técnico em gastronomia 2024
Viva o São João: Sesc-DF lança Tradições J...
...