Toffoli | cancela oitivas de hackers delatores na Operação Spoofing

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

 

Cancelado o depoimento dos delatores da Operação Spoofing, que investiga a invasão de celulares de autoridades, que estava marcado para hoje. O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, atendeu a pedido da Defensoria Pública da União e cancelou a oitiva, que seria às 14h30.

Hoje seriam ouvidos os hackers Luiz Henrique Molição e Gustavo Henrique Dias Santos. Eles são acusados de integrar a organização criminosa que invadiu os celulares de diversas autoridades, entre elas o ex-ministro da Justiça Sergio Moro e o ministro da Economia, Paulo Guedes.

A DPU pediu a suspensão da oitiva por não ter tido acesso a todas as informações coletadas pela Polícia Federal nas investigações e nem a tudo o que os delatores apresentaram aos investigadores.

Segundo informações da 10ª Vara Federal Criminal de Brasília, são mais de 3 TeraBytes de dados. A vara informou também que o acesso foi concedido, mas ainda não deu tempo de os HDs serem entregues aos advogados.

Na decisão, Toffoli disse que pediu informações ao juiz do caso, Ricardo Leite, no dia 14, mas até ontem à noite não havia recebido resposta do magistrado. Por isso, considerou “mais prudente” suspender os depoimentos dos delatores até que Leite informe ao STF ter atendido à DPU.

A Defensoria atua no caso em defesa de Danilo Cristiano Marques, acusado de ser auxiliar de Walter Delgatti Neto, o Vermelho, principal acusado pelas invasões dos celulares das autoridades.

De acordo com a denúncia, Delgatti roubou mensagens de Telegram dos celulares das autoridades e enviou os arquivos a Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil.

Os dois que seriam ouvidos hoje fizeram acordo de delação premiada com o Ministério Público e deporiam à Justiça pela primeira vez. O processo corre sob sigilo. Com infirmações de O Antagonista.

 

 

Mais lidas

Teatro Sesc Paulo Autran: Juliana Didone a...
Ibaneis Rocha impulsiona agro do DF com R$...
Ministro da Saúde vacina operários em cant...
...