Todos contra o abuso infantil: GDF mobiliza o DF no Maio Laranja

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto: Divulgação

 

GDF mobiliza regiões administrativas no Maio Laranja com ações de combate ao abuso infantil

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), promoveu, nesta sexta-feira (16), mobilizações educativas nas regiões de Planaltina, Estrutural, Paranoá e Itapoã. As ações integram a campanha Maio Laranja, movimento nacional que reforça a importância da proteção infantojuvenil.

Em Planaltina, a concentração ocorreu na área especial onde funcionam o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o Centro de Convivência (Cecon) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Com apoio de um trio elétrico, a caminhada reuniu estudantes da rede pública, assistentes sociais, forças de segurança, conselheiros tutelares e representantes da sociedade civil. A mobilização percorreu a Avenida Renato Bocayuva com cartazes e palavras de ordem em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, participou da ação em Planaltina e reforçou a importância do engajamento coletivo. “É fundamental que toda a sociedade se una nessa causa. Muitas vezes, o abuso acontece dentro do ambiente familiar, e só com atenção e compromisso poderemos proteger quem mais precisa”, afirmou.

Ana Paula também ressaltou a estrutura da rede de proteção oferecida pelo GDF. “Os Cras são a porta de entrada para a assistência social. Já os Cecons atuam na prevenção com ações de conscientização junto às famílias, enquanto os Creas intervêm nos casos de violação de direitos”, explicou.

Simultaneamente, outras frentes da campanha foram realizadas nas regiões da Estrutural, Paranoá e Itapoã, com a mesma proposta de conscientização. O subsecretário de Assistência Social da Sedes, Coracy Chavante, acompanhou de perto a mobilização na Estrutural, destacando o compromisso do governo em manter o tema em evidência durante todo o mês.

Maio Laranja: um símbolo de resistência e cuidado

O 18 de maio foi instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000, em memória de Araceli Crespo, criança vítima de um crime bárbaro ocorrido em 1973, no Espírito Santo. A data deu origem à campanha Maio Laranja, que tem como símbolo uma flor de cor vibrante, representando a fragilidade da infância e a urgência em protegê-la.

A população pode e deve denunciar qualquer suspeita ou caso de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Os principais canais são: Disque 100 – Direitos Humanos, Conselho Tutelar, delegacias de Polícia Civil, delegacias especializadas, Polícia Militar e Polícia Rodoviária.

Mais lidas

IgesDF abre seleção para profissionais da ...
Caiado inaugura Palácio da Educação: nova ...
Todos contra o abuso infantil: GDF mobiliz...
...