Transição para o Banco de Brasília é considerada um sucesso e marca avanço na gestão pública do Estado do Tocantins
Mais de 70 mil servidores públicos do Estado do Tocantins receberam, nesta quarta-feira (25), seus salários pela primeira vez por meio do Banco de Brasília (BRB). A operação histórica, fruto de um trabalho conjunto entre o Governo do Estado e o BRB, foi considerada um sucesso, destacando-se pela segurança no repasse, modernização dos processos administrativos e controle eficiente da folha de pagamento. O valor total injetado na economia tocantinense foi de R$ 315.358.422,46.
O pagamento antecipado foi anunciado na véspera, terça-feira (24), pelo governador Wanderlei Barbosa, que enfatizou o compromisso da gestão com a valorização do servidor público. “Garantimos que o salário estivesse disponível já nas primeiras horas da manhã, com segurança, eficiência e tranquilidade. Essa transição para o BRB representa um avanço na gestão dos recursos públicos e mais comodidade para quem trabalha pelo Tocantins”, afirmou o governador.
A mudança da instituição financeira responsável pelos pagamentos ocorreu por meio do Contrato nº 036/2024, firmado entre o Governo do Tocantins e o BRB. Nos últimos meses, os servidores puderam abrir gratuitamente suas contas na nova instituição, com apoio das Secretarias de Estado da Administração (Secad) e da Fazenda (Sefaz), assegurando uma migração segura e tranquila.
O secretário de Estado da Fazenda, Donizeth Silva, celebrou a conclusão da primeira etapa da transição. “Apenas 16 servidores, do total de 71.200, tiveram os pagamentos devolvidos por inconsistências cadastrais já regularizadas. Continuaremos monitorando eventuais ocorrências, mas já vencemos uma etapa fundamental”, afirmou.
Para o secretário de Administração, Paulo César Benfica Filho, o êxito do processo reflete o planejamento rigoroso e o trabalho integrado das equipes envolvidas. “Foi uma transição complexa conduzida com responsabilidade, e que resultará em economia para os cofres públicos, além de mais benefícios aos servidores. Nosso compromisso segue firme com a boa governança”, destacou.
Tecnologia e atendimento de excelência
O BRB, instituição financeira estatal reconhecida por sua inovação digital, ofereceu aos servidores contas com acesso a serviços de conta corrente, salário e poupança integrados, além de atendimento virtual ágil e eficiente. O cartão físico é entregue em até 10 dias úteis, enquanto o cartão de débito virtual é disponibilizado em até 24 horas após a abertura da conta.
Para garantir um atendimento de qualidade, o BRB conta com quatro agências em Palmas e 25 pontos de atendimento no interior, além de uma unidade em Imperatriz (MA), voltada aos servidores tocantinenses. O banco também oferece canais digitais de suporte, como chat no app e Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) 24 horas por meio dos números 0800 648 6161 e 0800 648 6162 (PcD).
A integração entre tecnologia, compromisso público e valorização dos servidores reforça o protagonismo do Tocantins na modernização da gestão estadual.