TJDFT condena ex-secretário por fraude em licitação do transporte público

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) condenou o ex-secretário de Transportes José Walter Vazquez Filho e seu advogado, Sacha Breckenfield Reck, por improbidade administrativa com o objetivo de fraudar licitação milionária de concessão de serviços de transporte público coletivo no DF em 2011.

De acordo com a denúncia do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), o ex-secretário atuou para garantir que seu advogado integrasse as fases interna e externa da licitação, violando princípios de impessoalidade, moralidade e outras regras previstas na Lei 8.666/93 (Lei de Licitações).

Para o MPDFT, José Walter Vazquez Filho contratou o advogado de forma irregular para atuar como membro da Comissão Permanente de Licitação e, com o acesso a informações privilegiadas, interferir no resultado do certame. Além de integrar a comissão, Sacha Breckenfield Reck atuou como advogado da Viação Marechal, empresa que participou e ganhou o lote 4 da concorrência.

Na decisão, o TJDFT condenou José Walter Vazquez Filho e o advogado Sacha Breckenfield Reck pela prática de ato de improbidade administrativa e determinou ressarcimento ao erário de R$ 744.071,87, além terem os direitos políticos suspensos por cinco anos e ficarem proibidos, pelo mesmo período, de fazer qualquer negócio com o poder público, ainda que por meio de pessoa jurídica. Da decisão, cabe recurso. (DP)

Mais lidas

PF mira esquema milionário de sentenças no...
Pesquisa nacional revela os aeroportos mai...
Briga de cornos
...