Terminam nesta sexta-feira (4) as inscrições para bolsas do Prouni no segundo semestre de 2025

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Inscrições para bolsas do Prouni 2º semestre de 2025 terminam nesta sexta (4). Programa oferece mais de 211 mil bolsas de estudo em faculdades privadas

 

Encerra-se às 23h59 desta sexta-feira (4) o prazo para os estudantes interessados em disputar uma das bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (Prouni), referentes ao segundo semestre de 2025. A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) oferece bolsas integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando login da conta Gov.br. Nesta edição, o programa oferta mais de 211 mil bolsas, sendo 118 mil integrais e 93 mil parciais, distribuídas entre 887 instituições e mais de 370 cursos de graduação e formação específica.

Quem pode participar

Podem se inscrever estudantes sem diploma de curso superior que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2023 ou 2024, com nota média mínima de 450 pontos e sem ter zerado a redação. Não é permitida a participação de treineiros — estudantes que prestaram o exame sem ter concluído o ensino médio.

Além disso, os candidatos devem atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública;

  • Ter cursado o ensino médio em escola privada na condição de bolsista integral ou parcial;

  • Ser pessoa com deficiência (PCD);

  • Ser professor da rede pública de ensino concorrendo a cursos de licenciatura ou pedagogia (neste caso, sem exigência de renda).

As bolsas integrais exigem renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa (R$ 2.277 em 2025). Para as bolsas parciais, o limite é de até 3 salários mínimos por pessoa (R$ 4.554 em 2025).

Ampla concorrência e cotas

Durante a inscrição, o estudante deve indicar se deseja concorrer por ampla concorrência ou pelas cotas destinadas a pessoas com deficiência e candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Também é necessário informar e-mail e telefone válidos para o recebimento de comunicados sobre o processo seletivo.

Resultados

O resultado da primeira chamada será divulgado na segunda-feira, 7 de julho. A segunda chamada está prevista para o dia 28 do mesmo mês. Os nomes estarão disponíveis no Portal Acesso Único.

Em 2025, o Prouni completa 20 anos, contabilizando mais de 3,5 milhões de estudantes beneficiados desde sua criação, em 2005.

Mais lidas

Adasa será piloto em gestão de riscos estr...
Mais de 600 alunos se formam pelo Qualific...
Senac-DF avança com Instituto de Inovação ...
...