Teatro sobre ‘Dengue’ encanta e educa alunos em São Sebastião

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Projeto da Secretaria de Saúde apresenta a formas de combater dengue por meio de linguagem lúdica e acessível / Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde

Crianças do Centro de Educação Infantil Parque dos Ipês ficaram encantadas com a apresentação dos agentes de Vigilância Ambiental, que levaram à escola uma divertida peça de teatro sobre a prevenção da dengue

 

 

São Sebastião, DF – Na última sexta-feira (28), o auditório do Centro de Educação Infantil Parque dos Ipês, em São Sebastião, foi palco para uma apresentação que misturou aprendizado e diversão. O Grupo de Teatro da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) encantou cerca de cem alunos com a peça “Com Dengue Não Dá”, trazendo uma mensagem importante: “Um pequeno mosquito pode causar um problemão à saúde de todos.”

 

A iniciativa, realizada pelos agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (Avas), que se transformaram em atores por um dia, conseguiu ensinar de maneira lúdica e envolvente como eliminar criadouros do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Entre risos e olhares atentos, as crianças foram apresentadas a formas simples e eficazes de combate à dengue.

 

Roberto Bonfim, ator veterano do grupo e participante da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) da SES-DF há mais de 40 anos, enfatiza a relevância desse trabalho: “As músicas e as falas dos personagens fixam na memória. Dessa forma, as crianças se tornam multiplicadoras da informação. Elas participam ativamente e ficam entretidas com a história. Ao final, recebem a missão de passar o que aprenderam adiante”, explicou.

 

O subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos, também destacou o impacto da iniciativa: “A SES-DF, por meio de ações como essas, forma os estudantes para serem agentes de transformação em suas casas, em suas ruas. São os fiscais infantis contra a dengue,” afirmou. Para ele, traduzir questões de saúde para uma linguagem acessível e divertida aproxima a comunidade dos cuidados necessários para evitar a doença.

 

A orientadora Edineuza Andrade de Freitas, do Centro de Educação Infantil, vê a ação como fundamental, especialmente considerando a realidade local. “90% das crianças do centro educacional são do bairro Morro da Cruz, uma região vulnerável de São Sebastião. Tivemos muitos casos de alunos com dengue, bem como seus familiares, por isso pedimos ajuda da SES-DF. Acreditamos que a conscientização deve continuar ao longo de todo o ano”, disse.

Estudantes do Centro de Educação Infantil Parque dos Ipês se encantam com a peça “Com Dengue Não Dá”. / Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde

Para complementar a ação nas escolas, eventos com as famílias também são realizados. Pais e responsáveis recebem orientações sobre como prevenir a proliferação do mosquito da dengue. São apresentadas medidas simples, como virar garrafas de cabeça para baixo, colocar terra nos vasos de plantas, eliminar a água parada dos pneus, limpar a caixa d’água e descartar adequadamente lixo e entulhos.

Também quero. Como fazer?

Escolas interessadas em receber a visita do grupo de teatro da SES-DF podem solicitar a presença pelo telefone (61) 2017-1145 (ramal 8338) ou pelo e-mail: [email protected]. Todas as ações de combate à dengue fazem parte do programa SOS DF Saúde.

Mais lidas

Senado DF: Michelle Bolsonaro encabeça pes...
Washington Reis e Celia Serrano na mira da PF
Jovem reage com violência em audiência de ...
...