A taxa de desemprego no Distrito Federal aumentou, ao passar de 17,7% em janeiro para 18,2% em fevereiro deste ano, segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego no DF divulgada pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), nesta quarta (28).
Com o aumento de cinco mil pessoas na população economicamente ativa e diminuição de três mil postos de trabalho, a quantidade de desempregados no DF passou de 286 mil para 294 mil pessoas.
A pesquisa considera como estável a queda de três mil postos de trabalho. O setor mais afetado foi o de construção, seguido pela indústria de transformação e o setor de serviços. Em contrapartida, o comércio ganhou quatro mil novas vagas de trabalho, o que manteve como estável o número de postos no Distrito Federal.
Já em comparação ao mesmo período do ano passado, o desemprego na capital diminuiu cerca de dois pontos porcentuais. De acordo com o levantamento, a queda ocorreu devido ao maior número de postos de trabalho em relação a entrada de pessoas na população economicamente ativa.