Tardezinha do Samba Vai à Escola movimenta Casa do Cantador

Compartilhar:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto Joelma Bonfim

 

 

O projeto Tardezinha do Samba Vai à Escola encerra as atividades dessa 1ª edição no sábado, 16 de julho, ao som do melhor da música brasileira.

 

A Casa do Cantador, em Ceilândia, será palco para uma série de apresentações artísticas, que contará com renomados grupos de samba do Distrito Federal: Dj Savana, Amô Ayó, Samba de Guariba, Pegada Black, Samba do Peleja e do idealizador do projeto, o músico e ativista cultural, Marcelo Café.

Durante dois meses, o projeto, que é braço pedagógico do Festival Tardezinha do Samba, proporcionou uma imersão cultural no universo do samba aos alunos das escolas públicas de Ceilândia CEF 11, CEF 27 e CEM 02, promovendo apresentações artísticas, oficinas e palestras, com a colaboração de um conceituado time de artistas e pesquisadores do samba.  “No que diz respeito à cultura Afrobrasileira, o projeto é uma possibilidade de desmistificar estereótipos sobre o samba, a rua e a cultura negra”, pontua Café.

Para o músico, a primeira edição do projeto pedagógico superou as expectativas. “A receptividade e interação dos alunos despertou, inclusive, interesse de outras escolas. Essa aproximação entre comunidade escolar e artistas é muito positiva e deveria ser mais estimulada, pois a cultura colabora com a formação de cidadão”.

Entre os artistas e pesquisadores que passaram pelas escolas estão Larissa Umaytá, João Peçanha, Breno Alves, Bateria Nota Show, Samba Flores, Diego do Banjo, Felipe Victorino, Dudu Mano, Max Maciel, Petrônio Paixão, Tatiana Nascimento e Véi Oeste. Café define o evento de encerramento do dia 16 de julho como uma grande celebração da experiência nas escolas, “uma forma de coroar o trabalho pretendido e abrir caminhos para a próxima realização”.

 

O projeto é realizado com recursos do Fundo de Arte e Cultura do Distrito Federal e conta com a produção da Aruwá, da Kalimba e da Maribá Produções. A coordenação e a idealização são de Marcelo Café. Apoio: Casa do Cantador e Sindicato dos Professores (Sinpro-DF).

Confira a programação:

16h – Dj Savana

17h – Amô Ayó

17h50 – Dj Savana

18h – Samba da Guariba

18h50 – Dj Savana

19h – Marcelo Café

19h50 – Dj Savana

20h – Pegada Black (Petrônio)

20h50 – Dj Savana

21h – Samba do Peleja

22h – Encerramento

Mais lidas

Inscrições abertas para o Sesc+Corridas - ...
A PÁSCOA E O SENTIDO DA RESSURREIÇÃO
Casa de Chá renasce como joia do coração d...
...